Início Araruama Placas do modelo Mercosul já são vistas em carros na Região dos...

Placas do modelo Mercosul já são vistas em carros na Região dos Lagos

Implantação iniciou no Estado neste mês. Segundo o Detran, novo modelo tem maior sistema de segurança

-

Carros com placas com detalhe em azul e designer diferenciado já podem ser observados circulando nas ruas da Região dos Lagos. O novo modelo do Mercosul começou a ser implantado pelo Detran neste mês de setembro. A troca não é obrigatória. O procedimento acontece em casos de emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria e troca de placas danificadas.

Segundo o Detran, novo modelo traz maior segurança aos proprietários de veículos, pois tem dados da confecção da placa, desde a identificação do fornecedor até o número; data e ano e modelo de fabricação do carro, além de permitir a rastreabilidade. Por conter esse tipo de informação, a nova placa irá evitar a possibilidade de clonagem, já que a polícia irá identificar instantaneamente onde a placa foi confeccionada e a qual veículo pertence.

A placa ainda vai permitir a identificação da categoria dos veículos através da indicação pela cor da combinação alfanumérica: carro particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarela) e colecionador (prateada).

De acordo com Detran, o valor de fabricação da placa é o mesmo do modelo antigo (R$ 219,35). O novo modelo é estabelecido de acordo com as resoluções 729 e 733 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O Brasil é o terceiro país do Mercosul a adotar a placa. Segundo Denatran, todos os estados devem implantar o novo modelo até o dia 1º de dezembro deste ano.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta