Início Cabo Frio Praça do Jardim Esperança recebe testagem rápida de hepatites nesta terça

Praça do Jardim Esperança recebe testagem rápida de hepatites nesta terça

Ação acontece das 9h às 16h. Estimativa é de que sejam realizados 250 testes

-

A Praça do Jardim Esperança, em Cabo Frio, recebe a campanha de testagem de hepatites nos tipos B e C nesta terça-feira (24). A ação acontece das 9h às 16h e vai contar um uma unidade móvel com três consultórios. A estimativa é de que sejam realizados 250 testes. Interessados devem comparecer na ação com documento de identidade com foto. Não há necessidade de estar em jejum.

Segundo a Prefeitura, além da testagem também haverá aconselhamento pré e pós-teste e todos os pacientes com diagnóstico feito na campanha serão encaminhados para a unidade de referência de Cabo Frio, que é o Hospital-Dia, anexo ao Hospital São José Operário, em São Cristóvão.

“A hepatite C é uma doença com mais de 90% de cura. Quanto mais precoce for o diagnóstico maior é a chance melhora e menor é a possibilidade de complicações. Com o passar do tempo, a doença se torna crônica e a partir dela o paciente pode desenvolver cirrose e, consequentemente, câncer de fígado”, explicou a médica Aparecida Castorina Monteiro dos Santos, coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites de Cabo Frio.

No início deste mês, o Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, lançou um plano de erradicação da hepatite C no Brasil até 2030. A proposta pretende simplificar o diagnóstico, ampliar a testagem e fortalecer o atendimento às hepatites virais. Na semana passada, a testagem aconteceu em São Pedro da Aldeia.

Segundo dados do MS, atualmente, a hepatite C tem o maior número de notificações dentre todas as hepatites. Em 2017, a taxa de incidência foi de 11,9 casos por cada 100 mil habitantes. São mais de um milhão de pessoas que tiveram contato com o vírus do tipo C, o que representa 0,71% da população brasileira.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta