As Praias do Peró e Conchas, ambas no Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), em Cabo Frio, passaram a contar com o apoio de uma viatura especial do 25º Batalhão de Polícia Militar para o patrulhamento nas estradas de chão e de areia do parque. A caminhonete L200, 4X4, vai em locais onde veículos comuns não conseguem chegar. Segundo o Tenente Coronel Leonardo Oliveira, a viatura permitirá um policiamento mais abrangente do Peró. O veículo também servirá para o transporte dos dois quadriciclos usados no policiamento da praia, das Conchas ao Pontal.
A área de policiamento vai dos acessos à Ilha do Japonês ao Pontal do Peró, passando pela praia das Conchas – acesso e trilhas em estradas sem pavimentação ou com areia- e a área urbana do Peró, onde ficam concentrados os quadriciclos devido ao maior número de banhistas, sobretudo no trecho certificado com a Bandeira Azul – selo internacional de qualidade ambiental.
“A viatura fará melhor o patrulhamento nas áreas não pavimentadas do Grande Peró”, disse o comandante do 25º BPM.
Durante a alta temporada, o Peró também contará com a fiscalização do Ministério Público para cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a Prefeitura de Cabo Frio para evitar excessos de comércio ilegal nas áreas públicas, na orla e Praça do Moinho.
Uma das reivindicações da comunidade é a presença mais ostensiva da Unidade de Polícia Ambiental (UPAM) da PM e dos fiscais do INEA para fiscalizar as áreas protegidas do PECS. À Guarda Municipal, foi pedido maior rigor no controle de ônibus de turismo e de vans piratas que burlam os bloqueios dos agentes municipais.