HomeCabo FrioPraias de Cabo Frio recebem 100 toneladas de lixo por dia; 600...

Praias de Cabo Frio recebem 100 toneladas de lixo por dia; 600 Kg são de cacos de vidro

Montante é recolhido diariamente pelos coletores de lixo da cidade

-

A Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) recolhe aproximadamente 100 toneladas de lixo por dia nas praias de Cabo Frio. Segundo a Comsercaf, além da grande quantidade de resíduos deixados pelos banhistas, o que preocupa é o volume de cacos de vidro encontrados. Por dia, são retirados cerca de 600 quilos só de vidro nas praias do Forte, Peró, Conchas e de Tamoios.

A limpeza das praias é realizada durante a noite, quando os banhistas esvaziam as areiais. Para efetuar a ação, os funcionários da companhia utilizam equipamentos de proteção individual, como luvas e botas. Durante a alta temporada e com o aumento da população, o trabalho nas praias é intensificado. Durante a limpeza, os funcionários se deparam com inúmeras garrafas quebradas.

“As pessoas precisam se conscientizar que garrafas de vidro e praia não combinam. É recorrente nossas equipes encontrarem estilhaços de vidro nas areias. Fazemos um trabalho minucioso de coleta desses materiais, mas é possível que algum fragmento acabe ficando no local. Isso causa preocupação, pois não só os nossos coletores que correm risco de se ferir, mas qualquer outro frequentador”, explicou o presidente da Comsercaf, Dario Guagliardi.

A lei municipal que prevê a proibição da comercialização de objetos de vidro nas praias, mas não impede que o banhista leve as garrafas. Segundo Dario Guagliardi, a companhia está trabalhando para a mudança desta questão legal, que será respaldada no plano municipal de resíduos.

A Comsercaf alerta e explica como realizar o descarte de materiais cortantes, seja na orla ou nas residências, como: envolver os pedaços do vidro em várias folhas de jornal ou plástico bolha, e colocar em uma caixa de papelão; cortar uma garrafa pet, colocar o vidro dentro dela e fechá-la com a parte superior, e vedá-la com fita adesiva, para que não abra no caminho. Também é importante indicar o conteúdo de descarte para que o coletor tome cuidado redobrado ao manusear o lixo.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: