Início Cabo Frio Prefeitura anuncia nova administração, sindicância interna e demissões na Comsercaf após operação...

Prefeitura anuncia nova administração, sindicância interna e demissões na Comsercaf após operação contra fraudes

Marquinho Mendes anunciou novas medidas em coletiva de imprensa realizada na sede da autarquia na manhã desta sexta (8); MP e PF apontaram esquema de corrupção na companhia em operação realizada no início da semana

-

O prefeito de Cabo Frio Marquinho Mendes anunciou na manhã desta sexta-feira (8) que o advogado Luiz Cláudio Gama vai assumir a administração da Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf). Durante a coletiva de imprensa, realizada na sede da autarquia, o chefe do executivo também afirmou que vai instaurar uma sindicância interna para apurar as denúncias de fraudes feitas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal no início desta semana, que resultou na prisão do até então presidente da autarquia, Cláudio Moreira. Também foi anunciado que todos os funcionários comissionados da companhia serão exonerados.

De acordo com o prefeito, Luiz Cláudio vai assumir a administração da autarquia durante três meses, onde vai chefiar a sindicância de investigação e administração da autarquia,  com auxílio de outros nomes do secretariado municipal. “Queremos que essa sindicância interna ajude com as investigação do MP e demais órgãos competentes para que todas as irregularidades sejam penalizadas”, disse o prefeito.

O prefeito ainda afirmou que não sabia do esquema de corrupção chefiado por Cláudio Moreira dentro da autarquia. “Fiquei surpreso com a notícia e parabenizo a ação do MP e da PF. Dava total autonomia a ele (Cláudio Moreira) para processos licitatórios, para que pudesse ser feito a gestão orçamentária e financeira. Então a autonomia era dada, como eu dou aos demais secretários. Se desconfiasse dessas irregularidades antes teria tomado medidas cabíveis”, disse.

Sobre a suspensão dos serviços prestados pela Prime Serviços Terceirizados, que está envolvida no esquema de corrupção, segundo o MP, o prefeito afirmou que vai entrar com recurso judicial. “Estamos recorrendo à Justiça para que o serviço de coleta de lixo não seja interrompido e não prejudique a cidade neste momento de alta temporada”, informou.

Luiz Cláudio assume novo cargo
Luiz Claudio Gama é o atual presidente do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf) e vai liderar as investigações internas na autarquia e a administração durante três meses. Neste período ele também vai continuar com o cargo de presidente no Instituto.

“O objetivo é apontar os caminhos que a Comsercaf deve seguir a partir de agora. Quero ajudar o município e espero apoio. O trabalho será iniciado com um levantamento do que tem ser feito para garantir uma gestão econômica, de acordo com as necessidades da companhia e da população”, afirmou.

Entenda o caso
A operação Basura (lixo em espanhol), iniciada na terça-feira (5), prendeu o então presidente da Comsercaf Cláudio Moreira e outros três acusados pela prática de crimes de organização criminosa, fraude em licitação e peculato. De acordo com a denúncia, o presidente da Comsecaf, Cláudio de Almeida Moreira, é o líder da organização criminosa. Segundo o Ministério Público, ele controlava todas as contratações realizadas pelo órgão, incluindo de funcionários e de empresas fornecedoras de equipamentos e serviços terceirizados.

Ainda segundo a denúncia, Claudio Moreira realizou desde janeiro deste ano diversos contratos com dispensa indevida de licitação, sob a falsa motivação de emergência, para terceirização de serviços de coleta de resíduos sólidos, varrição, capina e limpeza urbana no município de Cabo Frio. Além disso, de acordo com as investigações, alguns contratos foram fracionados para permitir o enquadramento na modalidade de carta convite e favorecer empresários ligados à organização criminosa. Para o MPRJ, na maioria dos casos, as empresas contratadas sequer possuem condições técnicas e pessoal o suficiente para cumprir os serviços, e servem exclusivamente como “fachada” para o desvio do dinheiro público

 

 

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta