Arraial do Cabo está planejando a reabertura de atividades comerciais consideradas não essenciais durante o período de pandemia. A previsão é que esta nova fase comece neste final de semana.
Segundo a prefeitura, o prefeito Renatinho Vianna já apresentou ao Ministério Público a primeira versão do Plano de Controle e Ação do Município e trabalha nas adequações finais solicitadas pelo órgão.
“Trabalhamos muito ao longo dos últimos quatro meses para que Arraial do Cabo enfrentasse essa pandemia com o menor impacto possível, colocando a saúde dos nossos munícipes em primeiro lugar. Seguimos com os menores índices de contaminação da Região dos Lagos e com as ações diárias de fiscalização. Acreditamos que podemos iniciar a segunda fase do plano, a chamada ‘bandeira laranja’, que permite uma flexibilização gradativa das atividades internas. Cada fase seguirá sendo avaliada dia após dia, para atender as demandas da população com segurança”, afirma Renatinho Vianna.
O Plano de Controle de Ações é classificado em quatro zonas, chamadas “Zonas Cromáticas” ou “Bandeiras”, correspondentes às cores verde, amarelo, laranja e vermelho, que serão utilizadas para aplicação, gradual e proporcional, do conjunto de medidas destinadas à prevenção e ao enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Atualmente, sem flexibilização, Arraial do Cabo está com o plano “Bandeira Vermelha”. A segunda etapa, ainda em avaliação dos índices, incluirá parte das atividades comerciais internas. A cidade seguirá fechada para o turismo.
O planejamento leva em conta o número de vagas, internações, casos confirmados e mortes, com base nos dados quantitativos e qualitativos e depende da avaliação e da aprovação do Ministério Público. Após a aprovação, um novo decreto de flexibilização será divulgado com todas as informações para os munícipes, trabalhadores e comerciantes.