A Secretaria de Segurança Pública, e a Defesa Civil de Arraial do Cabo anunciaram neste sábado (18) que o acesso ao município pela Prainha (RJ-140) segue interditado nos dois sentidos. Na segunda-feira (20), o DER-RJ fará nova vistoria para acompanhar a evolução dos fatos e indicar as soluções definitivas para as ocorrências no local.
Devido ao fluxo de veículos pesados na estrada alternativa da Álcalis (Rebeche), o caminho se encontra com dificuldades de trânsito e seu acesso passou a ser restrito a veículos de serviços essenciais por riscos de atolamento. Foi solicitado apoio ao DER-RJ, que enviou uma equipe para executar as intervenções necessárias e a manutenção dessa estrada. Cerca de 20 a 40 caminhões de aterro serão utilizados para melhorar a situação do local, que não suportou o fluxo mesmo após o patrolamento da área realizado ontem (17).
No momento, uma terceira rota alternativa, que corta por dentro da Álcalis, foi autorizada e está sendo limpa para liberar o tráfego de veículos pequenos.
Na tarde deste sábado, a Auto Viação Salineira emitiu uma nota oficial para comunicar que a circulação dos ônibus foi interrompida pelo risco de se trafegar. Devido a esses fatos, os ônibus não estão adentrando no município, seguindo somente até a Vila Industrial. Circulam por Arraial do Cabo as linhas 121, 340, 341, B150, B151 e B152. Após normalização da situação, a empresa informou que lançará outro aviso à população.
A Associação Geral dos Taxistas Cabistas (AGTAC), junto a alguns motoristas, e as Jardineiras, estão realizando o transporte gratuito de moradores desde a área liberada da Prainha, até o centro da cidade, pelo caminho que o ônibus não está fazendo. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Segurança Pública, que auxilia o pessoal nesse trajeto.
A recomendação é que os munícipes e visitantes só entrem e saiam da cidade em casos de extrema necessidade. A Guarda Municipal e a Defesa Civil pedem a colaboração de todos para que os bloqueios realizados no município não sejam furados. Todo o monitoramento e isolamento está sendo feito em regime de plantão para que não aconteçam acidentes. Com a possibilidade de novas chuvas, ainda há risco de novos deslizamentos da encosta.
Qualquer emergência, acionar imediatamente a Defesa Civil através do 199. Equipes da Assistência Social também estão de plantão através do número (22) 99961-3787.
O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, esteve na Escola Municipal Adolpho Beranger Júnior, que neste momento serve de alojamento para famílias desabrigadas em decorrência das chuvas que assolam a cidade. Renatinho também esteve no bairro Prainha e no Morro da Cabocla para conversar com moradores.
ARRAIAL DO CABO RECOLHE DOAÇÕES PARA VÍTIMAS DAS CHUVAS |
A Secretaria de Assistência Social recolhe doações de roupas, alimentos, água, roupas de cama, colchões, produtos de limpeza e outros mantimentos que serão destinados às vítimas das chuvas que assolam a cidade.
É possível realizar as doações nos postos de saúde de Figueira, na E.M. Adolpho Beranger Jr, na Primeira Igreja Batista, na Igreja Congregacional e nas Igrejas Católicas (Matriz e Sagrado Coração de Jesus).
As famílias que estão com suas casas em situação de risco são encaminhadas a E.M. Adolpho Beranger Jr. Uma equipe de enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos está de plantão no lugar para acolhe-las, com espaço para os colchonetes doados e alimentação nesse momento de dificuldade.
ATENDIMENTO 24 HORAS NOS POSTOS DE SAÚDE DOS DISTRITOS DE ARRAIAL DO CABO
A Prefeitura de Arraial do Cabo, através da Secretaria de Saúde, informa que, por conta das chuvas que têm assolado a cidade, os postos de saúde de Figueira e Monte Alto estarão prestando atendimento 24 horas aos moradores e vítimas da forte enxurrada.
A ação tem como objetivo acelerar o atendimento da demanda popular e prestar socorro médico e psicológico a todos em situação de vulnerabilidade.
ENDEREÇOS
Figueira – Rua São Januário, nº 53.
Monte Alto – Rua São Marcos, nº 01.