HomeArmação dos BúziosPrefeitura de Búzios registra primeiro caso de varíola dos macacos no município

Prefeitura de Búzios registra primeiro caso de varíola dos macacos no município

Homem de 40 anos voltou de viagem internacional e está isolado, com quadro estável

-

A Prefeitura de Búzios confirmou nesta quinta-feira (14), o primeiro caso de Monkeypox (varíola dos macacos) no município. Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um homem de 40 anos, morador da cidade e que havia voltado há alguns dias de uma viagem a cidade de Barcelona, na Espanha.

O paciente foi atendido no último dia 7 na Policlinica do bairro Manguinhos onde, identificada a suspeita, foi acomodado em uma sala especial até que fosse realizada uma averiguação clínico-epidemiológica e a coleta de material para que exames laboratoriais fossem realizados. Em seguida já foi encaminhado para o isolamento domiciliar, até a conclusão do diagnóstico, para evitar a propagação da doença. O paciente segue em isolamento, com quadro estável. A Secretaria de Saúde informou que monitora o caso até sua recuperação. O secretário de Saúde, Leônidas Heringer, se pronunicou para tranquilizar a população.

“Não há motivos para pânico, a varíola dos macacos é uma doença que tende a ser leve e, geralmente, os pacientes se recuperam em algumas semanas sem tratamento específico, apenas com repouso, muita hidratação oral, além de medicações para diminuir o prurido e controle de sintomas como febre ou dor. Este é, até o momento, o único caso registrado em Búzios, e as medidas de segurança foram tomadas rapidamente e está controlado. A Secretaria de Saúde está, desde que os primeiros casos surgiram na Europa, preparada para lidar com essa demanda”, afirma.

A Prefeitura disse que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a doença branda, sem mortes registradas, mas informou que, m caso de percepção dos sintomas semelhantes aos da Monkeypox, o morador de Búzios deve procurar a unidade de saúde mais próxima, prioritariamente as policlínicas ou o Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), para o correto diagnostico, pois, o município conta com os instrumentos para a realização dos exames.

A população deve manter a caderneta de vacinação atualizada, o sistema imunológico forte é crucial para que o organismo humano se defenda da doença

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Cabo Frio fecha parceria com universidade para exames de análise microscópica...

0
Termo de Cooperação Técnica entre a Veiga de Almeida e Secretaria de Agricultura foi firmado na última semana
%d blogueiros gostam disto: