HomeCabo FrioPrefeitura de Cabo Frio inicia reforma da Casa de Cultura José de...

Prefeitura de Cabo Frio inicia reforma da Casa de Cultura José de Dome

Prédio está recebendo obras de reparo emergencial do telhado, das estruturas de madeiras e pintura

-

A prefeitura de Cabo Frio iniciou nesta terça-feira (17), a reforma da Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, localizada no Centro da cidade. Nos próximos dias, o prédio histórico vai passar por obras de reparo emergencial no telhado, para sanar problemas com vazamentos no teto e nas paredes; no madeiramento, incluindo portas e janelas; além da pintura.

Por ser um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a reforma do Charitas deve seguir rigorosos protocolos de restauração. O processo para a prestação do serviço especializado foi aberto em junho de 2022, para elaboração de mapa de danos e diagnóstico de fachada, esquadrias e cobertura, restauro de cobertura, protótipo de fachada e esquadria de madeira do prédio.

A secretária adjunta de Cultura, Beatriz Tanner, explica que todo o processo passa por análise de material utilizado na reforma, seguindo o projeto de restauração.

“Quando um prédio histórico passa por restauro é seguido rigoroso protocolo. Como exemplo podemos citar que a reforma do telhado e a troca das telhas do Charitas passou por análise de material, já que não se pode utilizar material de obra comum e sim o que mais se aproxima da época em que a edificação foi construída. Nesta obra está inclusa também a manutenção da elétrica e hidráulica do prédio. O mapa de danos começou a ser feito no ano passado e nesta terça-feira foram iniciados os trabalhos para reforma”, explica.

A empresa contratada é a Sarasá, a mesma responsável pela restauração do Palácio das Águias, localizado na Rua Érico Coelho (Centro). A reforma está sendo realizada com recursos da Emenda Impositiva da Câmara Municipal à Lei Orçamentária Anual (LOA), de autoria do vereador Miguel Alencar, na qual foram destinados R$ 298.380,01 para a reforma de patrimônios históricos da cidade, entre os quais, o Charitas e também para o projeto de iluminação da Ponte Feliciano Sodré, que já está em andamento.

A restauração completa do Charitas está sendo planejada em ação conjunta da Secretaria Municipal de Cultura e do Instituto Municipal de Patrimônio Artístico Cultural (Imupac). O prédio vem recebendo pequenas reformas e manutenção ao longo dos últimos dois anos.

Em setembro o Charitas passou por completo processo de descupinização, realizado por empresa especializada, que buscou pontos de infestação de cupins. Além disso, o acervo que fica em exposição permanente no Charitas passou por desinfecção e restauro, com organização da reserva técnica para permitir a realização de pesquisas acadêmicas das obras.

“Temos laudos do IPHAN, de 2018 a 2020, constatando o péssimo estado de conservação do imóvel, principalmente nas estruturas de madeira e telhados e solicitando o reparo emergencial. Agora, em 2023, após a reestruturação financeira que o município passou, vamos recuperar nossos patrimônios culturais. A reforma emergencial do Charitas é muito importante para a preservação deste prédio centenário e tão importante para a cultura e história de nossa cidade”, afirma o secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: