Início Cabo Frio Prefeitura de Cabo Frio lança Novo Sistema Municipal de Defesa do Consumidor

Prefeitura de Cabo Frio lança Novo Sistema Municipal de Defesa do Consumidor

Lei fortalece ação do Procon na fiscalização

-

Foi publicada nesta terça-feira (30) a Lei nº 3.023/2019, que reestrutura o Sistema Municipal de Defesa do Consumidor de Cabo Frio. O texto foi sancionado pelo prefeito Dr. Adriano Moreno na última sexta-feira (26). A nova legislação aumenta o poder do Procon municipal na fiscalização de abusos cometidos por empresas no município.

Para a superintendente do Procon de Cabo Frio, Mônica Bonioli, a publicação da lei é uma vitória dos consumidores do município.

“A lei fortalece o Procon Cabo Frio, o instituindo como Coordenadoria-Geral de Defesa do Consumidor, mas ela vai muito além disso, pois estrutura o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e o Fundo Municipal dos Direitos Difusos Consumeristas. Toda a verba do fundo, gerida pelos conselheiros, será revertida para programas em defesa dos direitos dos consumidores, ou seja, em defesa da parte fraca na relação de consumo. A lei representa a força contra os desmandos das empresas. É o empoderamento dos consumidores de Cabo Frio”, disse Mônica.

Também faz parte do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor, a Comissão de Avaliação Preliminar, que irá funcionar como uma espécie de primeira instância para os recursos administrativos impetrados pelas empresas que se sentirem prejudicadas. O mérito será avaliado por três advogados do Procon e, caso o recurso seja julgado improcedente, será possível recorrer ao Conselho Municipal de Defesa do Consumidor.

Por sua vez, o Conselho será composto por oito integrantes, sendo quatro do poder público municipal (um deles da própria Coordenadoria-Geral de Defesa do Consumidor) e quatro de entidades legalmente constituídas e com atuação no município.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta