HomeCabo FrioPrefeitura de Cabo Frio realiza plantio em área vandalizada

Prefeitura de Cabo Frio realiza plantio em área vandalizada

Após denúncia de retirada ilegal de árvores, agentes se mobilizaram pra repor mudas nativas no local

-

O vandalismo contra as árvores em Cabo Frio não respeitou nem a Semana Municipal de Meio Ambiente. Na noite da última quinta-feira (9), árvores foram retiradas das calçadas da Avenida Teixeira e Souza, na altura de uma loja de departamentos, na Vila Nova. Os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento receberam a denúncia e acionaram a Guarda Marítima e Ambiental e a Fiscalização de Posturas, que não conseguiram flagrar o ato a tempo de autuar os infratores.

Na manhã desta sexta-feira (10), a Comsercaf abriu novos espaços para plantio e a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento providenciou a reposição de mudas nativas no local, fazendo valer a Lei nº 3.345, de 8 de novembro de 2021. A determinação disciplina a arborização urbana e as áreas verdes do perímetro urbano do município, impondo ao munícipe a corresponsabilidade com o poder público, e ainda estabelece os critérios relativos à arborização urbana.

Para a solicitação de corte ou poda, é necessário que o cidadão entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, sediada na Avenida Vereador Manoel Antunes, 344, no bairro Braga. Após o contato, um biólogo será enviado para realizar a vistoria da árvore e confirmar as informações fornecidas pelos requerentes.

Após a vistoria, é elaborado o Relatório de Vistoria Técnica no qual são descritas as condições da árvore e, caso constatada a necessidade de corte ou poda, é emitida a autorização com a justificativa técnica do responsável pela vistoria. Caso autorizado o corte, é solicitada a compensação pela árvore a ser suprimida.

A compensação implica no plantio de espécies nativas em local estabelecido pelos técnicos, ou na doação de mudas nativas ao Horto Municipal de Cabo Frio. A Secretaria não realiza corte ou poda, apenas disponibiliza a autorização, sendo de total responsabilidade do requerente o contrato de mão de obra para realizar o serviço.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

%d blogueiros gostam disto: