HomeDestaquePrefeitura e MPF fazem acordo sobre recolhimento de lixo na Praia do...

Prefeitura e MPF fazem acordo sobre recolhimento de lixo na Praia do Forte, em Cabo Frio

Orla vai ganhar containers para depósito de lixo e novo esquema de coleta dos resíduos

-

Um novo esquema para o recolhimento do lixo na Praia do Forte, em Cabo Frio, será colocado em prática até a semana santa. Após acordo entre a Prefeitura de Cabo Frio, o Ministério Público Federal e a Associação dos Barraqueiros, ficaram definidas as responsabilidades compartilhadas entre o poder público e os trabalhadores da praia para o ordenamento no local.

As partes envolvidas participaram, na quinta-feira (24), de uma vistoria na Praia do Forte. Pela Prefeitura estavam representantes da Fiscalização de Posturas e da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento.

Pelo acordo, a Comsercaf, autarquia responsável pelos serviços de limpeza e iluminação, vai disponibilizar 16 containers de lixo, que serão posicionados ao longo da Praia do Forte. Neles serão depositados os resíduos descartados por barraqueiros, ambulantes e banhistas durante o dia.

Em cada barraca deverão estar disponíveis três lixeiras com sacos de lixo, com capacidade de armazenamento de 100 litros cada, além de 10 lixeiras menores, para serem posicionadas nas mesas destinadas aos clientes. Estes materiais serão de responsabilidade dos barraqueiros.

“Ao final de cada dia de trabalho, o lixo produzido em cada barraca deve ser ensacado e levado para o container mais próximo, que posteriormente será esvaziado pela Comsercaf na hora da coleta. Além disso, cada barraqueiro deverá varrer toda a área de ocupação, deixando-a limpa antes, durante e depois do expediente. Os ambulantes com carrinho também deverão ter suas lixeiras, e, ao final do dia, também vão depositar o lixo nos containers”, explica o coordenador geral de Fiscalização de Posturas, Paulo César Alves.

Ainda segundo ele, as cores dos containers estão sendo definidas, assim como o novo ordenamento para melhorar a distribuição das barracas, com vistas a minimizar os impactos ambientais causados pela atividade comercial.

“Inicialmente vamos trabalhar o ordenamento da Praia do Forte, e depois expandiremos para as demais praias do município. É importante destacar que todas as partes devem estar envolvidas, incluindo a população. Pedimos aos banhistas que colaborem, colocando o lixo nas lixeiras. Afinal, não adianta só cobrar, pois a responsabilidade é de todos”, finaliza o coordenador geral de Fiscalização de Posturas.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: