Início Cabo Frio Prefeitura faz ação de conscientização sobre trabalho infantil em Tamoios

Prefeitura faz ação de conscientização sobre trabalho infantil em Tamoios

Atividade faz parte do Plano de Contingência Verão para o enfrentamento do trabalho infantil no município

-

O Pontal de Santo Antônio, em Tamoios, recebeu nesta sexta-feira (14) uma ação do Plano de Contingência para Enfrentamento do Trabalho Infantil (Competi). Equipes das secretarias de Governo, Criança e Adolescente e Direitos Humanos e Segurança estiveram no local fornecendo informações que ajudem as pessoas a identificarem situações de trabalho infantil.

A última ação do Competi aconteceu no dia 7 de janeiro, na Praça dos Quiosques, na Praia do Forte. O objetivo, segundo a secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, é orientar a população sobre os malefícios do trabalho infantil e, quando identificada a situação, encaminhar as famílias para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“O intuito é conscientizar e esclarecer as famílias que trabalham na praia sobre os malefícios de submeter as crianças e adolescentes ao trabalho intenso, enquanto deveriam estar aproveitando a infância”, explica Betânia Batista.

Além da equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), participam da ação a Superintendência da Juventude e a Patrulha Solidária, da Guarda Civil Municipal. A próxima atividade será no dia 21, na Praia do Peró, em frente ao Hotel Paradiso.

De acordo com a coordenadora do Peti, Miriam Aguillar Arêda, em Cabo Frio, na alta temporada, principalmente nas atividades exercidas a beira-mar, é comum ver crianças exercendo trabalho sob o sol e calor, em situações que causam esgotamento físico e riscos à saúde.

“Diante da atual realidade econômica do país, o número de crianças e adolescentes encontrados em situação de exploração vem crescendo. Os prejuízos nessa fase inicial da vida são alarmantes. Por essa razão que realizamos o Competi, cujo objetivo é orientar a população sobre as leis relacionadas ao trabalho infantil. Afinal, informação é tudo e pode mudar a visão e até certas atitudes das pessoas”, considera Miriam.

Rate this post
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Rate this post
%d blogueiros gostam disto: