HomeCabo FrioPrefeitura propõe sistema de bandeiras para organizar retomada da economia em Cabo...

Prefeitura propõe sistema de bandeiras para organizar retomada da economia em Cabo Frio

Bandeiras são nas cores verde, amarela, laranja e vermelha, que variam conforme a propagação da doença

-

A Prefeitura de Cabo Frio elaborou nesta quinta-feira (4) um sistema de bandeiras para monitoramento de contaminação do novo coronavírus e, com base nisso, organiza a retomada da economia do município.

O Plano de Controle e Ação contém protocolos obrigatórios e critérios específicos de evolução epidemiológica a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.

 

A estratégia é uma forma de garantir as atividades econômicas em meio à pandemia do Covid-19 por meio da divisão do estado em quatro níveis de restrições. Eles são representados por bandeiras nas cores verde, amarela, laranja e vermelha, que variam conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde e determinam restrições diferentes para cada nível de perigo.

As atividades poderão ser reavaliadas e reposicionadas conforme surgirem novos estudos e evidências.

 

“É importante lembrar que as atividades liberadas de acordo com as etapas devem ter um tempo de maturação e observação dos seus efeitos, ou seja, estar em uma zona não implica abertura completa de todos os setores citados, ao mesmo tempo. As normas e recomendações específicas de distanciamento, higienização e reorganização do espaço físico constarão em decreto específico e as pessoas devem seguir essas recomendações”, explicou Adriano Moreno, prefeito de Cabo Frio.

 

Conforme o grau de risco em saúde, o município é classificado em uma das cores da bandeira. O monitoramento é diário, assim como a atualização das bandeiras. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras. Além disso, cada setor econômico tem critérios específicos que variam de acordo com a bandeira.

 

O município será analisado considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. No total, três indicadores determinam a classificação das bandeiras que são:

 

– Saturação da rede de saúde por unidade de atendimento (leitos UTI e Congêneres e leitos Convencionais)

– Evolução das curvas de casos (suspeitos/confirmados, descartados e curados).

– Evolução da curva de óbitos.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: