Primeira etapa de oficinas do Projeto Orla é finalizada em Cabo Frio

A próxima oficina será realizada de 21 a 23 de setembro, culminando em audiência pública prevista para o dia 12 de dezembro

0
62
A próxima oficina será realizada de 21 a 23 de setembro, culminando em audiência pública prevista para o dia 12 de dezembro. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cabo Frio

A primeira etapa de oficinas de planejamento participativo do Projeto Orla Cabo Frio foi encerrada nesta sexta-feira (29), no Hotel Malibu, na Praia do Forte. A próxima oficina será realizada de 21 a 23 de setembro, e vai culminar com uma audiência pública que tem previsão para ser realizada no dia 12 de dezembro de 2022.

O Projeto Orla é uma ação do governo federal, lançado no início dos anos 2000, buscando responder às demandas de ordenamento do uso e da ocupação da orla marítima nacional. Foi desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que compõem a Coordenação Nacional, juntamente com os Ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Regional (MDR) e apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.

Nas oficinas, as atividades são voltadas para pessoas que vivem, trabalham e pensam nas orlas da cidade, e são desenvolvidas com metodologias de construção de diagnóstico, classificação e formulação de cenários.

O Projeto Orla em Cabo Frio contempla quatro Unidades de Paisagem (UPs), distribuídas da seguinte forma: UP1 – Praia do Forte (do Forte de São Matheus até o Foguete, limite com Arraial do Cabo); UP2 – Praia do Peró (do Pontal do Peró até o final da Praia das Conchas); UP3 – Praias de Tamoios (do limite com Casimiro de Abreu, na Praia do Pontal até a Praia Rasa, limite com Armação dos Búzios), e UP4 – Canal do Itajuru (margem da sede do Município, desde a Boca da Barra até a Praia do Siqueira).

A secretária municipal de Turismo, Katyuscia Brito, entregou nesta sexta, aos facilitadores de cada Unidade de Paisagem, um certificado simbólico.

“Foi uma forma de agradecimento pela dedicação e atenção aos munícipes durante os cinco dias da Oficina 1. Todos eles se dedicaram muito, fazendo deste momento um sucesso”, afirma Katyuscia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here