Início Cabo Frio Programação do Novembro Negro tem seminários e Feira Afroempreendedora em Cabo Frio

Programação do Novembro Negro tem seminários e Feira Afroempreendedora em Cabo Frio

Até o dia 27, várias atividades, tanto em plataforma on-line como em eventos presenciais, serão realizadas pela Prefeitura

-

A programação do projeto “Novembro Negro”, realizado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial e da Secretaria Muncipal de Educação, apresenta, até o fim do mês, diversas atividades em apoio à pauta antirracista. Serão seminários, workshops, rodas de conversa e Feira Afroempreendedora, entre outras ações.

Todos os eventos envolvem a temática de lutas, desafios e conquistas da população negra, trazendo à sociedade a oportunidade para debate e reflexão a respeito do tema.  

Nesta quarta-feira (17), das 10h às 11h, será realizado o seminário online com o tema: O movimento de mulheres negras e a luta por afirmação de direitos. A mesa será composta por Eliane Helena Ferreira, vice-presidente do Ibascaf, as líderes comunitárias e integrantes do Núcleo de Mulheres Negras, Chris de Tamoios e Andressa de Preto Forro, e a secretária adjunta de Ouvidoria Geral do Município de Cabo Frio, Tainara Oliveira Arient, que será a mediadora do debate.

No dia 18 de novembro, das 10h às 11h, será realizado o workshop online sobre Afro Empreendedorismo, com a design de acessórios afro Joice Emiliano.

No dia 19 de novembro, às 10h, será realizada a reunião da comissão de ressignificação da Lei 10.639.

“Esta lei estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio. Também estabelece o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. É importante este debate para garantir uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira”, afirma Manoel Justino, coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura de Cabo Frio.

A reunião será realizada na Casa do Bicentenário, que fica na Rua José Gomes da Silva, 4, no Parque Municipal do Itajuru. Já às 15h, também na Casa do Bicentenário, será realizada a Roda de Conversa com lideranças da coletividade negra do município.

Já no dia 20 de novembro, das 10h às 11h, será a vez do Seminário online “Dia Nacional da Consciência Negra: Um marco na Luta contra o racismo”, com Thiago Paulo de Almeida, Mariana de Freitas e Bruno Rodrigues. Das 14h às 20h, será realizada a 1ª edição da Feira Afroempreendedora de Cabo Frio, na Casa do Bicentenário. O evento oferecerá arte, gastronomia e empreendimento. O Festival Cultura Viva – Edição Afro, também fará parte do evento, com a apresentação do coletivo Nossa Samba e o Noite Preta.

No dia 23 de novembro, às 15h, na Casa do Bicentenário, será realizada a Roda de Conversa sobre Saúde Mental da População Negra, com a participação das psicólogas Bárbara Gonzaga e Larissa Carvalho, do CAPS AD.

Em 24 de novembro, às 10h, será a posse dos membros do Comitê Técnico Intersetorial de Saúde da População Negra. Em 25 de novembro, às 10h, será a Implantação do Acervo Literário Afrobrasileiro e Africano, ambos eventos serão realizados na Casa do Bicentenário.

Também no dia 25 de novembro, às 16h, na Praça do Jardim Esperança, será realizada a roda de conversa com o Conselho Municipal de Juventude, com a participação de jovens da periferia e quilombolas. O tema será Juventude: lutas, conquistas e perspectivas.

Já no dia 27 de novembro, das 9h às 17h, será a vez do Circuito Quilombola, com visita técnica e simulação do circuito de Turismo de Base Comunitária, nas cinco comunidades de quilombo do município.

Rate this post
- Advertisment -

Mais lidas

Rate this post
%d blogueiros gostam disto: