HomeCabo FrioProjeto Albatroz leva educação ambiental à Praia do Peró, em Cabo Frio

Projeto Albatroz leva educação ambiental à Praia do Peró, em Cabo Frio

Banhistas poderão refletir sobre os impactos que colocam animais marinhos, como os albatrozes, em risco de extinção

-

Os moradores, veranistas e turistas que forem à Praia do Peró, em Cabo Frio, no próximo fim de semana poderão participar de várias atividades de educação ambiental promovidas pelo Projeto Albatroz com apoio da Secretaria de Turismo de Cabo Frio. Os banhistas poderão refletir sobre a cultura de consumo e seu impacto nos ambientes costeiros e marinhos, que coloca em risco os animais marinhos, como os albatrozes (em risco de extinção) e gaivotas.

Com 7,2 km de extensão, a Praia do Peró é a única do litoral do interior fluminense com a Bandeira Azul, selo internacional de qualidade ambiental. No sábado e domingo, o Espaço Albatroz será levado para a praia, com atividades de educação ambiental e informações sobre conservação marinha para sensibilizar o público e turistas. A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer está funcionando com uma Central de Informações Turísticas e fazendo uma pesquisa com frequentadores da Praia do Peró.

A tenda do Projeto Albatroz será instalada ao lado da Bandeira Azul. O local também será usado como apoio para os agentes das diversas secretarias municipais que atuam no ordenamento da praia. No local será montado o painel de envergadura (em que é possível comparar o tamanho dos nossos braços abertos com aves como pombo, albatroz e beija-flor), ‘banners’ informativos, maquete do barco de pesca para demonstrar as melhores práticas na conservação das aves, jogo da memória marinho para crianças e bola show, que mostra a rota de voo dos albatrozes ao redor do mundo.

De acordo com o Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP), a ingestão de lixo plástico é uma das principais ameaças à sobrevivência de aves marinhas. Nos dias 12 e 13/02 e 19 e 20/02, estão previstas atividades de educação ambiental e cultura oceânica coordenadas pelo Coletivo Jovem Albatroz. No dia 19/02, o Projeto Albatroz vai realizar sua 2.ª Passarinhada na cidade, como uma saída para observação e identificação de aves da fauna local na Praia do Foguete, a partir das 7h.

Entidades, comércio e quiosques do Peró lançaram campanha para evitar que os banhistas alimentem as aves, principalmente as gaivotas e pombos. Lutam também pela volta do projeto Bike Orla e funcionamento efetivo do telefone de emergência 153, além do retorno dos “agentes azuis”, que atuam no trecho certificado com a Bandeira Azul, e extensão ao Peró do Grupamento de Praia da Guarda Municipal, que já atua na Praia do Forte.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: