Início Cabo Frio Projeto ConheCinema exibe filme premiado em Cannes na UVA em Cabo Frio

Projeto ConheCinema exibe filme premiado em Cannes na UVA em Cabo Frio

Sessão acontece às 14h nesta quarta-feira (22)

-

O projeto ConheCinema apresenta nesta quarta-feira (22) o filme iraniano “Manuscritos Não Queimam”. A sessão acontece às 14h na Universidade Veiga de Almeida (UVA) em Cabo Frio. Após a exibição terá bate-papo sobre o filme, a fim de debater a respeito da repressão social e censura nas artes. O longa foi premiado na mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes.

O filme que denuncia o sistema político iraniano é proibido no país de origem. O longa-metragem escrito e dirigido por Mohammad Rasoulof narra uma série de acontecimentos desencadeados por conta da repressão. Apenas o nome do diretor aparece nos créditos finais, pois a equipe temia por sua segurança no Irã. A primeira exibição foi no Festival de Cannes em 2013, onde ganhou o prêmio FIPRESCI na mostra Um Certo Olhar.

Segundo a organização do projeto, “Censura à Manifestação de Pensamento” é o tema proposto pela curadoria do projeto. O debate pretende causar a reflexão sobre a importância do direito à liberdade de expressão nas sociedades e se existe censura nas obras de arte e nas mídias brasileiras. O próprio diretor Rasoulof já foi preso por conta do teor revolucionário nos seus filmes.

Sinopse
Morteza e Khosrow são dois assassinos de aluguel. Eles recebem a tarefa de matar um escritor conhecido por fazer textos contra o governo. O crime é encomendado pelo Ministro da Cultura iraniano. Aos poucos, outros crimes maiores e mais graves são descobertos, tendo sempre escritores, poetas e outras figuras artísticas como alvos de censura e repressão

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta