HomeAraruamaProjeto nacional de grafites sobre diversidade e inclusão é levado a alunos...

Projeto nacional de grafites sobre diversidade e inclusão é levado a alunos de Cabo Frio

Iniciativa cultural oferece oficinas de capacitação para a arte do grafite

-

Alunos de escolas municipais de Cabo Frio e Rio Bonito atendidas pela CCR ViaLagos com os projetos do Instituto CCR participam do Comunidades Criativas, iniciativa cultural que oferece oficinas de capacitação para a arte do grafite. O projeto utiliza dos meios educacionais para apresentar aos jovens uma forma diferente e cativante de entender a importância da diversidade e da inclusão, utilizando o grafite como principal meio para expressar esses temas.

Jovens das escolas municipais Professora Tânia Maria Gomes de Ávila, em São Cristóvão – Cabo Frio, e da Governador Roberto Silveira, em Boa esperança – Rio Bonito elaboraram desenhos individuas sobre os temas centrais, que serão votados pela Internet para que a comunidade possa definir qual será a ilustração vencedora que servirá como inspiração para a etapa mais aguardada, o Dia do Grafite, comemorado em abril, onde os muros dessas escolas serão grafitados pelos próprios alunos utilizando uma arte exclusiva, sob a monitoria da artista visual Bia Vieira(@bia_tnrgraffiti).

Em Cabo Frio, seis desenhos finalistas concorrem e a votação já está aberta para o público através do site do projeto. Os desenhos que abordam a diversidade e inclusão são criações livres dos alunos da escola Tânia Maria Gomes de Ávila. Já em Rio Bonito, a votação dos finalistas iniciará na próxima semana.

Comunidades Criativas conta com o apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR ViaLagos, e estará em 22 instituições em 21 cidades brasileiras.

Para Allan de Amorim, responsável pela produção do projeto, abordar os temas diversidade e inclusão se torna ainda mais importante, tendo em vista a realidade das comunidades locais envolvidas. “Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos, a liberdade criativa e o pertencimento. O primeiro com as ilustrações individuais, e o segundo com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a sua comunidade”, avalia Allan.

“Por meio do projeto Comunidades Criativas, iremos apoiar a criatividade e uma abordagem do ponto de vista educacional e inclusivo. Apoiar a arte de grafitar é estimular a criatividade e abrir caminhos para a socialização”, destaca Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

%d blogueiros gostam disto: