Assim como aconteceu com outros eventos artísticos e culturais, a pandemia calou os tantans do Projeto Nosso Samba por mais de dois anos, sem rodas nas ruas. A última foi realizada em dezembro de 2019. A saudade apertou, mas o público vai ter a oportunidade de matá-la no próximo sábado (4), a partir das 17h, quando o projeto volta com tudo, no seu lugar tradicional, a Praça Gentil Gomes de Faria, na Passagem, em Cabo Frio.
A programação conta com feira de microempreendedoras criativas, em parceria com o grupo Brecholeiras. A DJ Nana Clara se apresentará no warm up e nos intervalos. A roda de samba ficará a cargo do grupo carioca Um Salto no Samba, com participação especial de Nega Mari. No encerramento, o Coletivo Griot promoverá uma roda de jongo, coco e ciranda.
“Estávamos ansiosas pra esse momento e temos certeza que vai ser incrível: a mulherada ocupando mais uma vez o espaço público com roda de samba e a feira com várias empreendedoras da nossa cidade, cervejinha gelada e todo mundo junto com a energia lá em cima, do jeito que vocês já conhecem”, avisa Carol Gonçalves, uma das produtoras do projeto.
O Nosso Samba é realizado desde 2018 em Cabo Frio e se firmou como projeto que evidencia o protagonismo das mulheres na produção, nas manifestações artísticas e no empreendedorismo criativo. Ao longo da pandemia, chegou a ser realizado um ‘pocket show’, no Charitas, em dezembro do ano pssado, para comemorar os três anos do projeto.
Karenn Varella, também produtora, reforça que o evento é gratuito, mas a participação colaborativa do público é essencial.
“Estamos muito animadas com o retorno para a praça! O projeto é independente e apesar de ser gratuito, é de extrema importância a consumação do público no bar do evento e a contribuição no chapéu para que possamos ocupar a praça outras vezes de forma sustentável”, explica.