HomeArraial do CaboProlagos apresenta funcionamento do sistema de esgotamento sanitário na Câmara de Arraial

Prolagos apresenta funcionamento do sistema de esgotamento sanitário na Câmara de Arraial

Durante encontro, diretor-presidente Pedro Freitas também falou sobre as ações da concessionária para apoiar o município para executar melhorias na rede de drenagem

-

Nesta terça-feira (13), o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, esteve na Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo para tirar as dúvidas do legislativo e da população sobre o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário em vigor, Coleta em Tempo Seco, no qual o esgoto é coletado pela concessionária nas manilhas de drenagem pluvial e destinados para Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na Praia Grande. Durante o encontro, também foi falado sobre o apoio da empresa ao município na execução de soluções na rede de drenagem municipal para evitar alagamentos em períodos de chuva e avaliar pontos de melhorias no sistema.

Essas ações começaram na segunda-feira com a participação de equipe técnica e equipamentos da concessionária, que estão sendo utilizados para apoiar ações emergenciais na rede pluvial. Em reunião realizada com a secretaria de Serviços Públicos, na última quinta-feira (08), a Prolagos cedeu um caminhão para auxiliar na desobstrução da rede de drenagem que é impactada pelo acúmulo de areia e resíduos, para que o município possa reduzir a sobrecarga do sistema de drenagem pluvial, intensificando a limpeza de galerias. A concessionária também está avaliando a estrutura da rede para identificar possíveis gargalos que podem dificultar o escoamento da água da chuva. Entre os pontos de atenção na cidade estão: Centro, Praia Grande e Prainha, que costumam ter mais pontos de alagamentos em períodos chuvosos. Desde as últimas chuvas, a empresa também auxiliou na análise da água das praias do Forno e Prainha.

Após a alta temporada, a concessionária também vai apoiar a prefeitura na desobstrução do Canal da Liberdade e na limpeza do Parque Público Hermes Barcellos.

“Temos um diálogo aberto com o executivo e essa reunião na Câmara contribuiu para que possamos ajudar ainda mais o município. É natural que haja dúvidas sobre o papel de cada um no sistema de Coleta em Tempo Seco. Diferente das outras cidades da nossa área de concessão, assumimos o esgotamento sanitário de Arraial do Cabo somente em 2016. Avançamos muito até aqui, principalmente com a recuperação do sistema, e nos colocamos à disposição para auxiliar na tomada de decisões que irão refletir na melhoria do funcionamento da rede de drenagem pluvial”, pontua Pedro Freitas.

Quando assumiu a operação do esgoto em Arraial, as estações de tratamento e bombeamento estavam em estado precário de conservação e passaram por melhorias estruturais e operacionais para receber o esgoto coletado. Estações elevatórias foram revitalizadas e a rede coletora foi recuperada e ampliada. Novas bombas reservas foram instaladas em todas as unidades, que também receberam novos barriletes, conjunto hidráulico formado por tubulações, conexões e registros responsáveis pelo fluxo do esgoto. Os investimentos proporcionaram maior eficiência operacional e segurança.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: