HomeArmação dos BúziosProlagos celebra patrimônio, identidade e cultura na premiação do CaptaAção

Prolagos celebra patrimônio, identidade e cultura na premiação do CaptaAção

Alunos da rede pública criam texto, música e filme e mostram o que aprenderam com o projeto de educação socioambiental

-

“Vou te contar a nossa história, de patrimônios culturais, que como herança queremos passar, essa herança que foi nos dada, com muita luta e sacrifício. Nossa história começou em um tempo triste, onde negros eram escravizados, trazidos de navio até aqui, e com isso o Pai Vitório foi criado”. As estrofes da música “As colunas foram erguidas”, que conquistou o primeiro lugar na categoria Composição Musical, retratam como foi a quarta edição do projeto CaptaAção, realizado pela Prolagos em parceria com o Instituto Carlos Scliar. Com o tema “Meu Lugar, Meu Patrimônio”, a iniciativa inspirou os participantes a refletirem sobre território, identidade e cultura. Após passarem por uma imersão sobre o tema, cerca de 40 trabalhos de estudantes de escolas municipais das cidades de área de concessão da empresa foram julgados e a premiação dos finalistas aconteceu na tarde desta quarta-feira (16).

No concurso foram inscritos textos, músicas e curtas-metragens. O resultado foi uma mostra de criatividade e sensibilidade dos jovens que depois de aprenderem, passaram a ensinar e compartilhar a mensagem de que é necessário que cada um tenha a sensação de pertencimento das comunidades em que vivem, para que possam zelar pela preservação da cultura e história local. “É sempre surpreendente o conteúdo que eles trazem. Nesse ano foi falado sobre a região em que vivem e é um tema muito atual. Eles sabem que patrimônio é o que te pertence e o que você cuida. Nesse entendimento, quando eles não são capazes de zelar sozinhos, eles pedem ajuda e percebem que precisam ser agentes atuantes nessas questões”, ressalta Cristina Ventura, coordenadora do Instituto Scliar. 

A pesca é um patrimônio de toda a Região dos Lagos. Seja no mar ou na Lagoa de Araruama, a atividade movimenta a economia local e é responsável pelo sustento de pescadores como o senhor Moacyr Corrêa, que pesca na Praia Grande, em Arraial do Cabo e falou sobre a profissão no curta produzido pela estudante Mariah Amaral, do CIEP 147, localizado no mesmo município, que conquistou o 2º lugar na categoria. “Eu fiquei muito feliz por ter participado. Foi muito difícil encontrar um pescador antigo, que soubesse contar as histórias da pesca, mas valeu muito a pena. Eu aprendi muito”, pontua a estudante do 9º ano do ensino fundamental.

Os professores que mais engajaram suas turmas também foram premiados, como Bárbara Sherman Garcia, da Escola Municipal Maria da Glória, de São Pedro da Aldeia. “Foi uma forma de tirar os alunos da sala de aula e fazer com que eles enxergassem diferentes culturas e histórias, saíssem um pouco do ambiente em que eles vivem e percebessem que há outras possibilidades onde eles podem construir a vida, com mais esperança e diversidade. O prêmio é muito bom ganhar, mas nossa maior conquista é proporcionar aos nossos estudantes novas experiências”, relata a professora.

De abril a agosto, centenas de alunos de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia debateram sobre patrimônio e a importância de cada um para preservar a história e cultura da região. As atividades aconteceram na Casa Scliar, localizada às margens do Canal do Itajuru, em Cabo Frio. “Por meio do CaptaAção, desde 2017, já alcançamos mais de mil alunos. Ver o desenvolvimento desses alunos, a qualidade dos trabalhos e perceber como eles estão mais conscientes, com a sensação de pertencimento do lugar em que eles vivem, que tudo que nos cerca faz parte da nossa identidade e valorizando a cultura e história local, nos mostra que estamos no caminho certo”, finaliza a coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Simony Dias.

Relação dos vencedores

Categoria: Texto

1º lugar: Patrimônio Cultural em Nossa Paisagem
Instituição: E.M Profª Ciléa M. Barreto
Aluno(a): Alice Carvalho
Professor Orientador: Vagner Cerqueira

2º lugar: Amor Também é Patrimônio
Instituição: E.M Profª Ciléa M. Barreto
Aluno(a): Késia Cristina Silva de Oliveira
Professor Orientador: Vagner Cerqueira

3º lugar: Minha cidade, meu bem maior
Instituição: E. M. Maria da Glória
Aluno(a): Kauã de Souza
Professor Orientador: Bárbara Sherman

Categoria: Composição Musical

1º lugar: Colunas foram erguidas
Instituição: E.M Profª Ciléa M. Barreto
Aluno(a): Ellen dos Santos Moreira, Maria Clara Castro Lima, Hilary de Jesus Amorim
Professor Orientador: Vagner Cerqueira

2º lugar: Esse é o meu lugar
Instituição: INEFI
Aluno(a): Clarice Lopes Rodrigues Larissa da Silva Tatagiba
Professor Orientador: Bruno Ferreira

3º lugar: Miséria
Instituição: E.M. Maria da Glória
Aluno(a): Kauã Franciscone
Professor Orientador: Bárbara Sherman

Categoria: Curta-metragem

1º lugar: Meu lugar meu patrimônio – O Mangue de Pedra
Instituição: INEFI
Aluno(a): Ana Kathelyn Rosa Gonçalves Pietra Tarcia Napolitana Sâmela Santos Rodrigues
Professor Orientador: Bruno Ferreira

2º lugar: Pesca artesanal
Instituição: CIEP 147
Aluno(a): Mariah dos Santos Amaral
Professor Orientador: Bianca Cardoso

3º lugar: Meu Lugar, meu patrimônio
Instituição: E M Franscisco Franco
Aluno(a): Ana Clara Souza do Nascimento, Ana Clara Benevenuto Conceição, Ana Cláudia Souza do Nascimento, Lara Pereira Bispo Paixão
Professor Orientador: Emanuelle Silva

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: