HomeArmação dos BúziosProlagos encerra gincana 'De Olho no Óleo' nas escolas da Região dos...

Prolagos encerra gincana ‘De Olho no Óleo’ nas escolas da Região dos Lagos

Alunos da rede pública dos municípios atendidos pela concessionária arrecadaram mais de 1580 litros de óleo de cozinha

-

Vinte e cinco escolas, 90 turmas e mais de 1.580 litros de óleo de cozinha usados arrecadados, longe das redes de esgoto e drenagem. Este foi o resultado da a gincana ‘De Olho no Óleo’, realizada entre os colégios municipais das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. As turmas vencedoras de cada município ganharão uma visita-passeio ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A gincana foi realizada pela Prolagos em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, durante três meses, com o objetivo de conscientizar alunos do 4º e 9º anos, sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado.

A primeira turma a visitar o museu, localizado na zona Portuária do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (06), é do Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral (Inefi), de Búzios, onde foram coletados 305 litros de óleo usado.

“Os alunos gostaram bastante de participar desse projeto. Eles recolheram o material com os vizinhos, nos estabelecimentos comerciais, entre outros. A expectativa para a viagem é alta. Esse é um passeio muito interessante e espero que a parceria com a concessionária possa proporcionar ainda outras experiências novas para os nossos estudantes”, pontua o diretor-geral do instituto, Phellipe Alves.

Já a turma da professora Bianca Cardoso, do Ciep 147, de Arraial do Cabo, está com a visita-passeio agendada para dia 11 de outubro. O grupo recolheu 215 litros de óleo de cozinha usados.

“Envolver os alunos nessa gincana é de suma importância para a escola e até mesmo para a comunidade. Além de solicitar a doação do material, nossos estudantes foram nos comércios da cidade conscientizando a população sobre o descarte adequado do óleo e informando que ele pode ser reutilizado na produção de novos produtos, colocando a sustentabilidade em prática”, ressalta.

Também venceram a gincana, as escolas municipais: Evaldo Sales, de Cabo Frio, com 120 litros coletados; Capitão Costa, de São Pedro da Aldeia, com 75 litros arrecadados; e Deputado Cláudio Moacyr de Azevedo, de Iguaba Grande, com 280 litros. A atividade é um desdobramento do programa homônimo que tem como objetivo orientar a população para que faça o uso correto da rede pública, pois o descarte do resíduo nos ralos e pias provoca entupimento, causando extravasamentos em vias e refluxo nos imóveis. Além disso, o óleo pode interferir no processo de tratamento de esgoto nas estações, além de contaminar praias, lagoas e solo. Além da gincana com as escolas, a concessionária também realiza ações com as associações de moradores, com os próprios colaboradores e instala totens de arrecadação nas secretarias de Meio Ambiente das cidades da área de concessão.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: