Prolagos inicia construção de adutora para levar água tratada aos distritos de Arraial

Mais de 12 mil pessoas serão beneficiadas com a expansão do abastecimento

0
74
Mais de 12 mil pessoas serão beneficiadas com a expansão do abastecimento. Foto: Divulgação/ Prolagos

A obra de implantação de rede de água nos distritos de Novo Arraial, Sabiá, Caiçara e Pernambuca, em Arraial do Cabo, avança para a segunda fase. Nesta etapa, a Prolagos fará a duplicação de 2.250 metros da adutora, localizada no bairro Vila do Sol, em Cabo Frio. A tubulação de grande porte será responsável por conduzir a água até os distritos. Esta intervenção também aumentará a oferta de água para o distrito sede. Com a duplicação, a capacidade de distribuição de água será aumentada em 36%, saltando de 125 litros por segundo para 170 l/s.

A nova tubulação levará a água até a Estação de Bombeamento (booster) que interliga a adutora, impulsionando a água até o booster em Arraial do Cabo. A ação está sendo acompanhada de perto pelo prefeito da cidade, Marcelo Magno.

“Estive vistoriando o andamento das obras de ‘Água para Todos’, onde vamos disponibilizar rede de água para os moradores dos distritos e vi que está a todo vapor, nosso cronograma está seguindo bem. Vou continuar acompanhando pois é importante manter dar essa satisfação para a população”, afirma o prefeito.

Ainda neste ano, outra etapa da obra será realizada, com a implantação de 5.320 metros de adutora, que levará o abastecimento até Novo Arraial, Sabiá, Caiçara e Pernambuca. Com o investimento de aproximadamente R$33 milhões, 108 km de rede serão implantados, abastecendo mais de 12 mil pessoas.

“Essa é uma obra de alta complexibilidade, que terá duração de 3 anos. Nossa equipe está empenhada em cumprir todas as etapas para que possamos levar água para mais famílias, nos deixando ainda mais próximos da nossa meta de universalizar o acesso à água tratada nas cidades onde atuamos”, explica José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.

Atualmente, 98% da população das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, são abastecidos pela concessionária. A rede de abastecimento nos distritos passará a ser o ponto mais distante da operação da Prolagos, com mais de 70 km de distância da Estação de Tratamento de Água Juturnaíba (ETA), localizada em São Vicente de Paulo, distrito de Araruama. Esse investimento é um desdobramento da ampliação do sistema de macro distribuição feita pela Prolagos nos últimos anos, como a construção de uma nova adutora em 2018 e interligação de adutoras, em 2021.

Além da expansão do abastecimento, a concessionária também prevê melhorias no sistema de esgotamento sanitário de Arraial do Cabo. A proposta para os próximos anos é a adoção do modelo separador absoluto com a construção, por etapas, da rede coletora de esgoto para atender a 50% da população, em até cinco anos. Serão assentadas 28,4 km de redes separativas nos bairros Centro, Praia dos Anjos, Prainha, Vila Industrial, contribuindo com a preservação da Praia do Pontal, e parte de Monte Alto e Figueira. Além disso, está em fase avançada, uma parceria público-privada para antecipar os investimentos em esgotamento sanitário nos distritos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here