HomeDestaqueProlagos inicia projeto de digitalização das estruturas operacionais da empresa

Prolagos inicia projeto de digitalização das estruturas operacionais da empresa

Ação é realizada pelo projeto da Aegea que foi premiado na Europa e no Brasil como um dos mais inovadores

-

Já imaginou ter a oportunidade de poder visitar uma estação de tratamento de água ou esgoto da Prolagos sem sair de casa? Essa comodidade se tornará possível em um futuro bem próximo. É que a concessionária iniciou o processo inovador no setor de saneamento básico, que consiste na digitalização de todos os ativos (equipamentos operacionais, civis e eletromecânicos) da empresa para melhorar ainda mais a eficiência dos serviços realizados pelas equipes do setor de eletromecânica. Na Prolagos, a atividade começou nesta semana na estação de tratamento de esgoto de São Pedro da Aldeia. A empresa e a Águas do Rio, concessionárias do grupo Aegea, são as únicas no estado do Rio de Janeiro a usarem esse recurso.

“É um trabalho fundamental para o nosso cotidiano na empresa porque vamos ter acesso ao histórico, por exemplo, de manutenção realizada em cada máquina que operamos e assim nos permitindo fazer alguma intervenção corretiva antes da ocorrência de algum problema”, avaliou o assistente administrativo da eletromecânica, Rodrigo Corrêa.

O mapeamento de cerca de 270 estruturas da concessionária de 5 cidades da Região dos Lagos (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba e São Pedro da Aldeia) faz parte do projeto Infra Inteligente, pioneiro da Aegea Saneamento, e consiste em criar uma realidade virtual de todas as unidades da companhia através de registros feitos por drones e gps de alta tecnologia e precisão. Os equipamentos fotografam os principais pontos das estações de tratamento de água e coleta e tratamento de esgoto com laser, criando um ambiente em terceira dimensão a partir das coordenadas X, Y e Z, que posteriormente serão agrupadas em uma nuvem de informações. Outra etapa do projeto é a criação de um código único de identificação que funcionará como um CPF e vai reunir e disponibilizar todas as informações dos ativos para os colaboradores em um software. Após a finalização do mapeamento todos os dados poderão ser acessados remotamente pelo site ou aplicativo. O treinamento do projeto Infra Inteligente aconteceu em 2019, quando a equipe reproduziu virtualmente a estação de tratamento de esgoto (ETE) de Iguaba.

“Estou desde os anos 90 no setor de saneamento e nunca tinha visto algo tão inovador para o setor. A digitalização dos ativos também proporciona otimização do tempo porque poderemos acompanhar todos os maquinários e as estruturas à distância, sem a necessidade de irmos pessoalmente em cada unidade”, comentou o Coordenador de Eletromecânica, Armstrong Rodrigues.

Inscrito no prêmio da revista O Empreiteiro, único no país que reconhece as iniciativas inovadoras em engenharia e infraestrutura, o projeto Infra Inteligente está entre as duas posições na categoria saneamento básico e já teve reconhecimento na Europa como uma das ações mais inovadoras do mundo no setor. A previsão é que a digitalização de todas as unidades da Prolagos seja concluída até o mês de julho. Nas demais unidades do grupo Aegea, que atua em 49 municípios do país, o trabalho deve ser finalizado em dois anos.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: