HomeArmação dos BúziosProlagos prepara Estação de Tratamento de Água para os desafios do verão

Prolagos prepara Estação de Tratamento de Água para os desafios do verão

Unidade passa por melhorias enquanto aguarda licença para ampliação da capacidade

-

A Prolagos desenvolve todos os anos um plano especial com aquisição de equipamentos extras, mobilização de equipes e ações preventivas nas estações de tratamento de água e esgoto. Medidas que são tomadas todo verão, quando a Região dos Lagos vê sua população triplicar por conta dos turistas.

Na última temporada (2018/2019), os municípios de Arraial, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia receberam juntas cerca de 1 milhão e 260 mil pessoas, de acordo com o monitoramento realizado pela Prolagos por meio do contador de veículo. E para se preparar para esse desafio a Prolagos tem como foco, a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada às margens da Lagoa Juturnaíba, no município de Araruama, que está passando por melhorias que possibilitarão uma operação mais segura e eficiente.

O próximo passo será a ampliação da unidade, que aguarda, apenas, a liberação dos órgãos ambientais. Dos atuais 1500 litros por segundo, a estação terá capacidade para tratar 2000 litros por segundo após o investimento.

Enquanto a expansão não acontece, outras medidas vêm sendo tomadas para garantir a eficiência da unidade, como a limpeza dos reservatórios e decantadores; a reforma e modernização nos 12 filtros, que receberam novo material filtrante, composto por pedras, areia com diferentes tamanhos e carvão mineral. Além disso, foram instaladas ventosas e válvulas elétricas nas novas adutoras de água tratada que ligam a ETA aos cinco municípios atendidos.

Para aumentar a eficiência energética na operação da estação, foram implantados macromedidores em todos os conjuntos motor bomba, capazes de medir o rendimento de cada equipamento, a fim de encontrar o ponto ideal de trabalho das bombas. Os equipamentos de alta performance enviarão as informações de vazão de cada bomba diretamente para o Centro de Controle Operacional. O sistema será integrado a uma inteligência artificial que vai determinar qual a combinação de equipamentos trará maior eficiência e economia de energia no funcionamento da unidade.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Dique Denúncias procura por suspeitos de ataque a tiros que deixou...

0
Crime aconteceu durante uma comemoração de aniversário no dia 9 de março. Três pessoas foram baleadas, entre elas o vereador Elifas Ramalho. Foto: Divulgação/ Disque Denúncia
%d blogueiros gostam disto: