Início Araruama Região dos Lagos vai receber Evento Biker 200km do Audax Rio

Região dos Lagos vai receber Evento Biker 200km do Audax Rio

Organizador estima que aproximadamente 150 ciclistas participem da prova

-

No dia 7 de abril, a Região dos Lagos vai receber o Evento Biker 200km que conta com percursos pelos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, São Pedro, Iguaba Grande,  Araruama, Saquarema e Rio Bonito. A prova é do clube Audax Rio.

O Audax Rio é filiado ao Audax Club Parisien. Todas as provas desta série são pré-classificatórias para o ciclista ir à França, mas é necessário passar pelas Brevets (provas e circuitos), de 200 km, 300 km, 400 km e 600 km.

Segundo Thiago Gomes, que está na equipe de organização do Audax Rio, o evento aconteceu primeiro na França e posteriormente se espalhou pelo mundo em provas de longa distância.

“No Brasil a modalidade surgiu em 2003 e hoje são mais de 50 clubes de Audax pelo país. No Rio de Janeiro as provas começaram em 2007 e já passaram por todas as regiões do estado. É a primeira vez que acontece em cabo frio.”

O organizador estima que aproximadamente 150 ciclistas participem da prova este ano, e pelo menos 40 se classifiquem para o Paris Brest Paris.

“Os preparativos estão adiantados. Ao longo do percurso montaremos postos de controle em que os atletas encontrarão alimentação e hidratação. Lembrando que as provas de Audax acontecem com pistas abertas e compartilhadas, com os ciclistas trafegando seguindo o código de trânsito.”, disse Thiago.

Um dos participantes do evento, Marcus Vinicius Telles, é morador de Cabo Frio e já esteve presente em edições do Audax desde 2017.

“Descobri a modalidade pelo youtube, na época eu ainda estava para completar 2 anos de ciclismo e oscilava entre passeios na estrada e trilhas de Mountain Bike. Após pesquisar sobre sua essência no desafio pessoal, passei a treinar para meu primeiro Brevet”, disse Marcus.

Além de percursos por diversas cidades do Brasil o ciclista, que  recebeu o título de “Super Randonneurs” por completar os 200km, 300km, 400km e 600km no calendário da série, também já cruzou o Uruguai e é um dos responsáveis por trazer o evento até a Região dos Lagos.

“Agora tive a oportunidade de trazer para Cabo Frio mais uma etapa do Audax. Fiz questão de desenhar todo percurso e apresentar à organização do evento. Será uma oportunidade dos atletas daqui conheceram a modalidade e vencerem o desafio de uma longa distância”, explicou o ciclista.

A largada da prova será na Praça da Cidadania, em Cabo Frio.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta