Início Cabo Frio Reunião vai discutir fiscalização na Lagoa de Araruama durante período de defeso

Reunião vai discutir fiscalização na Lagoa de Araruama durante período de defeso

Pesca ficará proibida a partir desta quarta-feira (1º)

-

Inicia nesta quarta-feira (1º) o defeso total da Lagoa de Araruama. Durante o período fica a proibida a pesca na laguna com o objetivo de garantir a reprodução das espécies. Na terça-feira (31), uma reunião entre representantes dos municípios, pescadores e autoridades ambientais vai discutir a fiscalização das áreas durante a proibição.

O defeso é coordenado pelo Comitê da Bacia do Rio São João e se aplica a toda a extensão da Lagoa de Araruama, que abrange os municípios de Cabo Frio, Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo. No período ficam proibidas a pesca profissional e de lazer, incluindo a pesca artesanal.

Cada município ficará responsável pela fiscalização de sua área, mas a Unidade de Polícia Ambiental (Upam) vai coordenar os trabalhos de fiscalização, em parceria com os municípios, que se unirão para fiscalizar a Lagoa.

Os pescadores que ficarão impedidos de exercerem suas atividades podem recebem do governo federal o Benefício Defeso, no valor de um salário mínimo por mês em que a proibição estiver em vigor. Para isso, eles devem estar devidamente cadastrados nas Colônias de Pesca.

A reunião desta terça aconteceu no auditório da Prefeitura de Cabo Frio, às 14h. O período de defeso acontece até 30 de outubro.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta