A Cidade do Rio de Janeiro vai sediar, nos dias 15 e 16 de dezembro, a segunda edição do Congresso Brasileiro da Cultura – Rio 2022, evento gratuito cujo objetivo é discutir as perspectivas do setor em 2023, levando em conta as propostas a serem sugeridas para os novos governos estaduais e federal.
Entre os temas abordados, estão “A contribuição da cultura nos demais setores econômicos e sociais”; “Intercâmbio no investimento à cultura: oportunidades internacionais de diálogo com o Brasil” e “O papel das empresas no incentivo à cultura”, entre outros de grande relevância
Para isso, o Congresso vai reunir produtores culturais, artistas, estudantes, empresas incentivadoras e representantes de secretarias de cultura – visando a criação de alianças e a integração do setor.
Com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais (YouTube e Facebook), além do formato presencial, o Congresso contará com a participação de importantes lideranças governamentais ligadas à pasta da Cultura, Turismo, Educação, Ciência, Tecnologia e grandes corporações nacionais e internacionais, além de representantes de consulados e câmaras de comércio de diversos países.
José Carlos Vieira Júnior, presidente do Congresso Brasileiro da Cultura, afirma que esta é uma oportunidade ímpar de construir o futuro das atividades culturais no país. Ele destaca que a iniciativa vem ao encontro da mudança de gestão federal e, portanto, vai discutir assertivamente as perspectivas da pasta no novo governo, apresentando soluções a serem enviadas às novas secretarias e ministério da cultura.
“Desejamos construir um novo rumo para o setor, onde o Congresso Brasileiro da Cultura se estabelece como local de fala, com o direito de construção e participação de quem faz, de quem investe e de quem vive da cultura brasileira. Será o espaço de discussão de uma nação e a reorganização como setor econômico, priorizando o investimento dentro do conceito “indústria da cultura”, fortalecendo inclusive novos modelos de exportação”.
O evento ocorrerá em dois dias e sua abertura será no dia 15/12. Confira a programação:
DIA 15/12 – QUINTA-FEIRA
09h00 – Credenciamento e Welcome Coffee
10h00 às 12h00: Mesa de Abertura — Perspectivas 2023 e propostas do setor cultural para os novos governos, estaduais e federal.
Reunindo importantes lideranças governamentais ligadas à pasta da Cultura, além do presidente do Congresso Brasileiro da Cultura, esta mesa propõe debater não somente o novo cenário do setor a partir de 1º de janeiro de 2023, quando assumem os novos governos estaduais e federal, mas também visa contribuir através da participação do setor da cultura no planejamento e construção do grupo de transição do novo governo.
12h00 às 13h00: Intervalo para almoço
13h00 às 14h30: Painel 1 — A contribuição da cultura nos demais setores econômicos e sociais.
Neste painel vamos reunir representantes dos setores do Turismo, Educação, Ciência e Tecnologia que reconhecem a contribuição da Cultura para a geração de emprego e renda, desenvolvimento tecnológico e inovação dentre outros segmentos
14h30 às 16h00: Painel 2 — O papel das empresas no incentivo à cultura.
Este painel vai reunir representantes de grandes empresas, que vão debater a importância do investimento na cultura, apresentar suas respectivas experiências na área e os desafios do setor
16h00 às 18h00: Coquetel de encerramento do dia com Show Cultural.
DIA 16/12 – SEXTA-FEIRA
09h00 – Credenciamento e Welcome Coffee
10h00 às 11h00: Painel 3 — A Cultura em Números.
Neste painel vamos apresentar números que demonstram a importância do setor cultural do Brasil, que gera renda e empregos em velocidade superior quando comparado a diversos segmentos