HomeDestaqueRoda de conversa abre a Semana de Conscientização do Autismo em São...

Roda de conversa abre a Semana de Conscientização do Autismo em São Pedro

Encontro no CAPSi falou da rede de atenção a pacientes e familiares

-

Nessa segunda-feira (25) a Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia promoveu uma Roda de Conversa a respeito da rede de atenção aos autistas e seus familiares, dando início aos eventos da Semana de Conscientização do Autismo.

A conversa foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil – CAPSi, e contou com a participação de profissionais da saúde, educação e assistência social do nosso município.

A assessora especial de Gestão da Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano abriu o bate-papo falando do propósito do encontro, que é o conhecimento dos Dispositivos de Saúde Municipais para cuidados do Autismo. Foi aberto espaço para que todos os profissionais envolvidos no acolhimento e o papel de cada dispositivo dentro da rede de atenção fossem apresentados. Tudo para que as famílias possam receber os cuidados necessários para o desenvolvimento psicossocial dos pacientes e o acompanhamento adequado de suas necessidades.

A convidada especial, Kátia Santos, da Superintendência de Atenção Psicossocial e Populações em Vulnerabilidade da Secretaria Estadual de Saúde, foi a debatedora do tema ressaltando a importância de se acompanhar não só ao autista, mas a família, dando a elas a oportunidade de expor suas dificuldades e mostrando a possibilidade de um desenvolvimento saudável a todos os envolvidos no processo, enxergando o usuário como um todo. Ela ressaltou ainda a necessidade de um olhar de amplitude, com uma rede de atenção multidisciplinar, com embasamento de profissionais qualificados e preparados em todos os setores, promovendo um diagnóstico de rede em busca de uma ação unificada entre secretarias de governo.

Presente no evento, a vereadora Mislene da Conceição falou da importância da semana para se debater os direitos dos autistas e familiares, conhecer as leis de proteção e como um modo de disseminação das informações aos cidadãos. Mislene é autora do projeto de lei que criou a Semana de Conscientização do Autismo.

Mães de aldeenses diagnosticados com TEA puderam externar as dificuldades encontradas para o acompanhamento de seus filhos e as lacunas para as quais os responsáveis pelo atendimento precisam se atentar para a melhoria dos serviços oferecidos. Já os profissionais puderam apontar as necessidades de ampliar o quadro de especialistas e dar melhor condição de trabalho, visando ações integradas dentre os diversos setores públicos.

Confira o cronograma da semana:

Dia 26/04
Roda de Conversa: “Autismo e os desafios da inclusão escolar” – no CEFOR;
Roda de Conversa sobre direitos dos autistas no CRAS Aníbal Martins Ferreira.
1º Encontro Azul de Conscientização do Autismo

Dia 27/04
“Quebrando os estereótipos.”

Dia 28/04
“Autismo, alimentação e Desenho Universal aplicado à saúde e educação.”

Dia 30/04
Encerramento com uma manhã de orientações, atividades e palestras para a população, de 9 às 13h, na Praça da Igreja Matriz de São Pedro da Aldeia.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: