HomeArraial do CaboRoda de conversa reúne ambientalistas na Praia do Forno

Roda de conversa reúne ambientalistas na Praia do Forno

Na reunião, foram discutidas propostas para contribuir com as unidades de conservação ambiental e a inclusão social

-

A Praia do Forno, em Arraial do Cabo, foi palco de uma roda de conversa aberta ao público neste sábado (18). O objetivo é fomentar as discussões acerca das unidades de conservação do município. O evento teve início às 10h, na “Casa dos Bezerra” (no canto direito da Praia do Forno).

Participaram dos debates, ambientalistas, representantes da sociedade civil, associações, universidades, ONGs e empresários empenhados em causas ambientais.

Os organizadores querem construir uma agenda de ações sobre o que pode ser feito para contribuir na melhoria das áreas, como a criação de plano de manejo, sinalização e emplacamento das unidades, manejo de trilha, recepção de visitantes e diversos outros pontos.

“Precisamos entender como a gestão dessas unidades se dão e como podemos contribuir para que elas melhorem, para que os projetos saiam do papel e como a gente consegue incluir quem trabalha e vive ao entorno da própria unidade de conservação, nesse processo de tomada de decisão, de participação democrática, geração de renda e preservação do local. Queremos fugir da pratica de mais um encontro por um encontro, viemos contribuir” – afirmou André Cavalcanti, historiador e gestor costeiro / IFRJ.

Ricardo Raposo, gestor em unidade de conservação, acredita que o fortalecimento das unidades de conservação municipais facilitaria o seu gerenciamento. “Na prática, as unidades de conservação parecem estar muito distantes do povo. As que chamam mais atenção hoje são as Federais, que já estão bem estruturadas, cuidadas pelo ICMbio. As unidades Estaduais, que são geridas pelo Inea, também estão ordenadas, já os municípios onde as pessoas estão presentes, não observamos a proximidade com a população, que as vezes nem sabem por que a área de proteção foi construída ao lado de sua casa. Entendemos que fomentar, debater e tentar fortalecer unidades de conservação municipais, pode proteger esses espaços de forma mais adequada” – disse o gestor.

Outros encontros serão realizados em Búzios, Ilha Grande e Teresópolis, para contribuir com a gestão pública dessas cidades. A roda foi promovida pelo Instituto Dom Helder Câmara, com apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo, Prefeitura de Búzios, Instituto Superior de Estudos Brasileiros, Meu Copo Eco, Mar Sem Lixo, Mares Livres, IFRJ Arraial do Cabo, Barco Novo Regresso, Prima – mudanças climáticas.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: