HomeAraruamaSalas de cinema podem ter que reservar sessões para crianças e adolescentes...

Salas de cinema podem ter que reservar sessões para crianças e adolescentes autistas

Projeto de lei de autoria do ex-deputado Waldeck Carneiro será votado nesta quarta-feira pela Alerj

-

As salas de cinema do Estado do Rio podem ser obrigadas a reservar, no mínimo, uma sessão mensal destinada a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. É o que determina o Projeto de Lei 3.422/17, do ex-deputado Waldeck Carneiro, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta quarta-feira (19), em primeira discussão. Caso receba emendas parlamentares, o texto sairá de pauta.

Durante essas sessões não serão exibidas publicidades comerciais e as luzes deverão estar levemente acesas com o volume de som reduzido. As crianças e adolescentes com autismo e seus familiares terão acesso irrestrito à sala de exibição, podendo entrar e sair ao longo da sessão, sempre que desejarem.

As sessões deverão ser identificadas com o símbolo mundial do espectro autista, que será afixado na entrada da sala de exibição. As salas de cinema terão prazo de 180 dias após a publicação da norma no Diário Oficial para se adequarem à medida.

“O acesso de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista ao cinema não é uma tarefa fácil. A hiperatividade, a sensibilidade auditiva e visual, a dificuldade de concentração e a necessidade de permanecer sentado por longo tempo torna uma sessão convencional de cinema, para essas pessoas, um desafio por vezes intransponível”, declarou Waldeck.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

%d blogueiros gostam disto: