Para a proteção do meio ambiente, principalmente no Verão, o Grupo Salineira realiza, desde o verão de 2014, a campanha Operação Praia Limpa & Segura em Cabo Frio e Arraial do Cabo.
A 7ª edição do projeto será realizada neste fim de semana (11, 12 e 13 de janeiro), das 8 horas da manhã ao meio dia, em Cabo Frio e Arraial do Cabo, e distribuirá, no total, 20 mil sacolas biodegradáveis e 8 mil pulseiras de identificação para crianças.
Em Cabo Frio, o projeto será realizado por três promotoras em toda a extensão da Praia do Forte até a Praia das Dunas, e por dois promotores nas Praias das Conchas e do Peró, que possui, desde 2018, a Bandeira Azul, selo ecológico de sustentabilidade. Em Arraial do Cabo, a distribuição será realizada nas praias, nas CATs (Centrais de Atendimento ao Turista) e na Secretaria de Turismo do município.
Durante a entrega das sacolas e das pulseiras, os promotores vão orientar os banhistas sobre a importância de preservar as praias e levar embora a sacolinha com o lixo para descartá-la em local apropriado.
O objetivo da ação é reforçar a conscientização do recolhimento dos resíduos – como palitos de picolé, guimbas de cigarro, embalagens, canudos, tampas de garrafas e latas, papeis de bala – que são jogados nas areias das praias e, também, colaborar com a identificação de crianças perdidas.
Desde o início, o projeto Operação Praia Limpa & Segura, que já distribuiu 400 mil sacolas biodegradáveis e 40 mil pulseiras de identificação, tem apoio do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Quem acessar, através do smartphone, o código impresso nas sacolas, terá informações sobre o Convento Nossa Senhora dos Anjos, um dos mais importantes patrimônios históricos de Cabo Frio e do Brasil, tombado pelo Iphan.
A Operação Praia Limpa & Segura será realizada novamente durante o Carnaval 2019, nos dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro, nas principais praias de Cabo Frio.