HomeDestaqueSão Pedro da Aldeia participa de Encontro Estadual de Gestores da Cultura

São Pedro da Aldeia participa de Encontro Estadual de Gestores da Cultura

Evento apresentou políticas públicas voltadas ao setor

-

São Pedro da Aldeia marcou presença no Encontro de Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. A cidade foi representada pelo secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, e pela diretora municipal da pasta, Giselle Lima. Mais de 80 gestores da administração pública compareceram ao evento, que aconteceu no Centro Cultural João Nogueira, na capital fluminense, na última sexta-feira (18).

O objetivo do encontro foi apresentar as políticas públicas voltadas para o setor, que estão sendo implementadas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ), além de prestar contas dos investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado.

A programação incluiu apresentações sobre o funcionamento do sistema estadual de fomento e a aplicação de recursos oriundos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), habilitado pela atual gestão da SECEC-RJ, entre outras propostas da secretaria estadual para o segmento. O evento contou com a participação da secretária estadual, Danielle Barros, e do subsecretário de Planejamento e Gestão, Vitor Corrêa.

O secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, destacou a participação no evento estadual.

“Manter um diálogo aberto, promover a integração e essa troca de experiências com o Estado e os demais municípios é algo muito importante e que nós temos buscado, na medida do possível. O trabalho em conjunto só fortalece o nosso setor e possibilita que todos os municípios superem obstáculos e avancem, principalmente neste período de pandemia em que nossas atividades foram extremamente afetadas. Nesse momento, cada projeto, cada edital e cada recurso disponibilizado pelo Estado será fundamental para auxiliar os artistas e agentes culturais de São Pedro da Aldeia”, disse.

Este ano, a SECEC-RJ pretende patrocinar projetos culturais, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que somam mais de R$ 90 milhões. Além disso, nove editais vão destinar cerca de R$ 30 milhões para a atividade em 2021, dois dos quais já lançados.

“Esse encontro foi um divisor de águas, pois o Estado abriu um espaço que visa democratizar os recursos para as secretarias de Cultura através da integração e diálogo, pretendendo, desta forma, conhecer os municípios e as suas necessidades”, ressaltou a diretora municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, Giselle Lima.

Durante o evento, o público pôde assistir apresentações da cantora Flávia Saolli, da Camerata de Violões Arealense, contemplada no edital da SECEC “Cultura Presente nas Redes” e um show de Stand-Up comandado pelo assessor da Secretaria de Cultura e Turismo de Cantagalo, Vinicius Stael, outro premiado pelo “Cultura Presente nas Redes”. A programação incluiu, ainda, exibição do curta metragem “Camilla Amado” e uma apresentação musical da bateria da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

%d blogueiros gostam disto: