HomeDestaqueSão Pedro da Aldeia recebe carreta do eMuseu do Esporte nesta quinta-feira

São Pedro da Aldeia recebe carreta do eMuseu do Esporte nesta quinta-feira

Atividades de incentivo à prática esportiva e o melhor da história do esporte nacional, ficará estacionada na Praça Hermógenes Freire da Costa

-

O município de São Pedro da Aldeia recebe a carreta do eMuseu do Esporte, a partir desta quinta-feira (17). O projeto reúne o melhor da história do esporte nacional e suas conquistas, experiências interativas, incentivo à iniciação na prática desportiva e, ainda, formação de monitores para a recepção em eventos culturais. A carreta ficará estacionada na Praça Hermógenes Freire da Costa, na Av. São Pedro, no Centro da cidade, até 21 de março com entrada gratuita.

Quem for visitar a carreta do eMuseu do esporte terá acesso a 13 galerias virtuais e 11 exposições, além de uma plataforma 3D que proporciona a atletas profissionais e amadores a possibilidade de se aventurar em esportes como o surf, skate, tênis, natação, ciclismo, entre outros.

Em todos os municípios pelos quais já passou, um total de sete cidades fluminenses até agora, a carreta do eMuseu do Esporte atraiu milhares de visitantes, que já somam cerca de 85 mil atendimentos. Por onde passou, a carreta deixou como legado a formação de monitores locais capacitados para atuarem em eventos sócio culturais, além do incentivo à prática de esportes junto ao público infantojuvenil, pois grande parte dos visitantes está nessa faixa etária.

Em São Pedro da Aldeia não será diferente. Além da imersão na história do esporte e dos desafios na plataforma, no entorno da carreta acontecerão atividades esportivas amadoras; clínicas com atletas e ex-atletas; oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei; além da criação de material esportivo com reciclagem, enfatizando a sustentabilidade.

As atrações são muitas e relembram conquistas históricas do esporte brasileiro, entre elas um holograma de Magic Paula, uma das maiores atletas do basquete mundial, que interage com o público. O eMuseu do Esporte é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, com patrocínio da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do governo estadual.

O projeto conta, ainda com parceiros como as prefeituras dos municípios que recebem a carreta; o Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Voleibol (CBV); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Fortaleza e Juventude.

A carreta do eMuseu é totalmente acessível para deficientes visual, auditivo e físico. Temos audiodescrição das atividades e capacitamos os monitores de cada cidade sendo este um legado de conhecimento do projeto, afirma Bianca Gama, coordenadora do projeto.

Não são só os atletas amadores que se encantam com a possibilidade de se aventurar em manobras radicais, mesmo que virtualmente. Atletas profissionais se arriscam também e exaltam a importância da itinerância da carreta do eMuseu por várias cidades do estado. São Pedro da Aldeia será o penúltimo município a ser visitado nesta temporada que se encerra no Rio de Janeiro.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: