Início Cabo Frio Secretaria de Saúde alerta sobre aumento de casos de tuberculose em Cabo...

Secretaria de Saúde alerta sobre aumento de casos de tuberculose em Cabo Frio

Neste ano foram registrados 149 casos, 53,6% maior do que em 2016

-

A Secretaria de Saúde do município de Cabo Frio alerta para um aumento significativo nos casos de tuberculose na cidade. Segundo a Prefeitura, houve um aumento de 53,6% nos casos entre 2016 e 2017. No último ano foram 97 casos diagnosticados, já em 2017 foram 149 casos registrados até o início deste mês.

A tuberculose, doença antiga e um pouco esquecida pela população brasileira continua a fazer vítimas por todo o território nacional. A doença é transmitida pela bactéria Bacilo de Kosh, é infecto-contagiosa e afeta, principalmente, os pulmões. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10,4 milhões de pessoas são atingidas por ela em todo o mundo. O órgão reconhece a doença como a doença infecciosa de maior índice de mortalidade global, superando o HIV e Malária juntos.

Os sintomas da doença são febre baixa, geralmente no fim do dia, emagrecimento, suor noturno, e tosse contínua. A transmissão ocorre diretamente via oral, ao falar, tossir ou espirrar. Má alimentação ou maus hábitos de saúde como tabagismo ou alcoolismo, que gera baixa resistência orgânica em nosso corpo, podem favorecer o estabelecimento da tuberculose.

O tratamento é realizado através de antibióticos e com 100% de eficácia, desde que o paciente não desista do tratamento, que tem seis meses de duração. No município, o tratamento é feito no Posto de Assistência Médica (PAM) de São Cristóvão e no de Santo Antônio, em Tamoios.

De acordo com o Ministério da Saúde, no país, em 2016, foram diagnosticados e registrados 66.796 novos casos da doença, e 12.809 de retratamento da tuberculose. A OMS aponta mais de 1 milhão de mortos em 2015. Esses resultados levam a doença a ser tratada como um grave caso de saúde pública.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta