Início Destaque Servidora de São Pedro é vítima de Fake News sobre sequestro de...

Servidora de São Pedro é vítima de Fake News sobre sequestro de crianças

Suposto crime estaria acontecendo no bairro Parque Arruda. Veja como identificar notícias falsas

-

Boatos de que um casal estaria tentando sequestrar menores, no bairro Parque Arruda, em São Pedro da Aldeia, que estavam sendo compartilhados através de redes sociais, quase fizeram uma servidora municipal e seu marido serem apontados como autores do crime, nesta quinta-feira (27). De acordo com a Prefeitura, a mulher trabalha no município há 15 anos como agente de combate a endemias.

O órgão afirma que os áudios e fotos que estariam sendo repassados não passam de boatos e se solidarizam com a servidora.

Episódio de Fake News quase fez população linchar casal em Araruama

Em abril de 2017, uma multidão tentou linchar um homem e uma mulher, no município de Araruama, após boatos sobre um possível sequestro de crianças circular aplicativo de comunicação para celular WhatsApp. Vítimas sofreram ferimentos graves após ter veículo cercado pela população.

Como identificar Fake News

Compartilhamento de notícias sem ler a matéria. Encaminhamento de áudios e textos sem fontes confiáveis. Repassar correntes de WhatsApp sem checar a vericidade dos fatos, há uma série de medidas a serem tomadas antes de difundir uma informação.

Checar o site, layout, nome, fazer uma breve busca pelo fato são passos fundamentais para saber a procedência da notícia. No caso de informações recebidas de amigos no aplicativo WhatsApp, também cabe acessar um site de buscas e fazer uma pesquisa. Veículos renomados de informação ainda são fontes certas de notícias.

Dessa forma, você estará seguro de que a informação que leu, e compartilhou, é verdadeira. Deixando de contribuir para propagação de boatos que possam afetar pessoas inocentes, como a servidora aldeense.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta