Início Destaque Tratamento com auriculoterapia é oferecido em São Pedro

Tratamento com auriculoterapia é oferecido em São Pedro

A técnica é uma terapia complementar no tratamento e diagnóstico de dores e doenças

-

O posto de saúde II do bairro São João, em São Pedro da Aldeia, tem oferecido sessões de tratamento com auriculoterapia todas as sextas-feiras, o que tem movimentado a unidade, pois cerca de 20 usuários procuram o local para participar das sessões. A técnica milenar chinesa, associada ao tratamento médico convencional, é capaz de aliviar dores no corpo, na coluna e enxaquecas.

A técnica é caracterizada como uma terapia complementar no tratamento e diagnóstico de dores em qualquer região do corpo e de doenças funcionais, neurais ou psicológicas. Tem objetivo de oferecer maior qualidade de vida, de forma integral, contínua e humanizada. Os casos mais comuns são dores de cabeça e lombalgias.

O método consiste na estimulação mecânica de pontos de reflexos específicos da orelha, a partir do uso de sementes como a de mostarda e colza, presas à pele com pequenos pedaços de esparadrapo.

As atividades terapêuticas são destinadas aos usuários cadastrados na unidade, a partir de encaminhamento profissional. Além do São João II, a auriculoterapia também é oferecida nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Ponta do Ambrósio, Vinhateiro e Baixo Grande.

De acordo com o fisioterapeuta Jadson Madeira, responsável pelos atendimentos na unidade de saúde do São João II, são práticas que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde, dentro de um entendimento mais amplo do processo saúde-doença.

“A auriculoterapia é uma técnica que busca o tratamento na origem dos problemas, com foco na parte mental, porque não adianta tratar somente a parte muscular, física. A nossa missão é fazer com que o paciente entenda a causa dessas emoções e sentimentos e a partir daí possa trabalhar em busca da cura propriamente dita”, destacou o profissional, que também é pós-graduado em ortopedia e acupuntura.

Além da auriculoterapia, a unidade tem oferecido outros métodos terapêuticos que também abrangem os florais de Bach, baseado no uso de essências florais, e a quiropraxia, utilizada no tratamento de problemas articulares e disfunções da coluna. As sessões acontecem todas as sextas-feiras, a partir das 9h. O trabalho também é realizado nos postos de saúde dos bairros Ponta do Ambrósio, todas as quartas-feiras, às 7h30, Vinhateiro, todas as quartas-feiras, às 9h, e Baixo Grande, às sextas-feiras, às 9h. Semanalmente, cerca de 80 pacientes são atendidos com as terapias integrativas.

A auriculoterapia é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa. Caracteriza-se como uma vertente da acupuntura e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema.

O trabalho faz parte das ações promovidas pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta