Início Araruama TRE-RJ anuncia novas medidas no segundo turno

TRE-RJ anuncia novas medidas no segundo turno

Sinalizações, novo treinamento a mesários, cartazes com orientações e fake news são temas tratados pelo órgão

-

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), após realizar avaliação do primeiro turno das eleições no estado, anunciou, nesta terça-feira (16), que irá implementar algumas medidas no segundo turno em virtude de gerar um conforto maior ao eleitor e reduzir grandes filas. Um novo treinamento aos mesários, reorganização de seções eleitorais, e reforço na sinalização nos locais de votação estão entre as novas ações.

Segundo o TRE, neste segundo turno, as zonas eleitorais deverão evitar instalar mais de uma seção eleitoral na mesma sala, ou ao menos reduzir a quantidade de seções em um mesmo espaço.

Os mesários receberão um novo treinamento, com foco nas orientações sobre procedimentos relacionados à identificação biométrica e à organização de prioridades na fila. Uma nova cartilha, elaborada pela Corregedoria Regional Eleitoral, trará diversas informações, mas o número de quatro mesários por seção ainda será mantido.

O órgão afirma que cartazes colados na entrada dos locais de votação trarão informações sobre as seções eleitorais e eventuais mudanças na numeração das seções. Prédios que funcionaram como locais de votação em 2016 e não estão sendo utilizados pela Justiça Eleitoral este ano estão com sinalizações indicando um novo endereço para onde os eleitores desta seção devem comparecer.

Além dos cartazes de sinalização das seções eleitorais, também serão disponibilizados material com alerta sobre a importância de o eleitor aguardar a foto de seu candidato antes de digitar a tecla “confirma”, bem como sobre o aproveitamento dos dados biométricos dos eleitores que possuem carteira de identidade emitida pelo Detran-RJ.

Alerta sobre fake news

De acordo com o TRE, no primeiro turno, houve uma grande circulação de notícias com falsas denúncias sobre as urnas eletrônicas, o que criou um clima de desconfiança entre muitos eleitores. A Justiça Eleitoral fluminense então orienta os eleitores para que, antes de compartilhar qualquer informação, confirmem sua veracidade através das diversas agências de checagem com credibilidade, além dos próprios sites e perfis nas redes sociais dos TREs e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta