Início Araruama Tromba d’água assusta ao ser registrada na Região dos Lagos

Tromba d’água assusta ao ser registrada na Região dos Lagos

Fenômeno foi flagrado na Lagoa de Juturnaíba, entre Araruama e Silva Jardim

-

Moradores da região da Lagoa de Juturnaíba flagraram a formação de uma tromba d’água e se assustaram com o fenômeno nesta terça-feira (23). A formação semelhante a um tornado foi vista no limite entre os municípios de Araruama e Silva Jardim.

Segundo o suboficial meteorologista da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Demetrius de Moraes, este fenômeno é mais comum em regiões entre trópicos, e é semelhante a um tornado, porém ocorre sobre uma porção de água.

“A cumulonimbus é uma nuvem muito perigosa devido às suas dimensões. Na base desta nuvem ocorre a formação de um vórtice ciclônico, que cria uma sucção para dentro da nuvem. Durante o desenvolvimento desta nuvem, elas giram para cima por causa do seu crescimento e desenvolvimento, devido ao vento quente e úmido que está auxiliando neste desenvolvimento. Este giro no hemisfério sul é no sentido horário, e cria um vórtice ciclônico da superfície até a nuvem. A sucção da água para a nuvem que é o que é chamado de tromba d’água”, explicou.

Ainda segundo o suboficial da Marinha, o que ajuda na sua formação da tromba é o ambiente estar com umidade alta, e se existir alguma nuvem cumulinforme se desenvolvendo, toda a umidade faz com que ela desenvolva mais, gerando o fenômeno.

As imagens foram registradas por moradores.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta