Turmas das escolas Márcia Francesconi e Alfredo Castro, da rede pública de ensino de Cabo Frio, visitaram, nesta quinta-feira (27), dois veículos da Enel Distribuição Rio adaptados com recursos audiovisuais avançados para interatividade: Nave Educacional Enel e Van Experience. Cerca de 250 alunos puderam vivenciar experiências com vídeos de realidade virtual 3D, cadeiras cinematográficas que se movimentam acompanhando o filme e jogos lúdicos em telas touch durante a visitação.
Na quarta-feira (26), as escolas receberam palestras e oficinas lúdicas sobre fontes de geração de energia, economia para redução do desperdício e prevenção de acidentes na utilização da eletricidade. As atividades fizeram parte do programa Enel Compartilha Energia na Escola e integram também o projeto Energia Legal, que termina hoje (28). Com conteúdo focado em reciclagem, uso responsável e consciente de recursos naturais e eficiência energética, o Enel Compartilha Energia na Escola busca promover mudanças de hábitos de consumo de energia.
A Van Experience ofereceu aos estudantes a oportunidade de aprender sobre as fontes de energia geradas no Brasil e no mundo e como ações humanas impactam diretamente no meio ambiente. Tudo isso associado à tecnologia de realidade aumentada, experimentos com energia estática e aprendizados com a Energia Solar captada no teto do veículo. Durante as atividades, é proposto um desafio a ser cumprido pelos participantes. Cada atividade conta pontos, que ficam visíveis em um painel. O circuito completo leva cerca de 17 minutos. As visitas são sempre acompanhadas por monitores.
“A nossa plataforma educacional leva aos alunos conteúdos sobre a importância do consumo consciente dos recursos naturais, principalmente a energia elétrica, por meio de abordagens relacionadas ao desenvolvimento sustentável e à eficiência energética. Nesta atividade que realizamos com as escolas de Cabo Frio, a comunidade escolar foi envolvida em temáticas contemporâneas sobre preservação do meio ambiente e cidadania”, explica o coordenador do projeto, Alexandre Cardozo.