Iguaba Grande promove Dia D de imunização contra a Influenza no próximo sábado (10)

Vacinação gratuita será oferecida para grupos prioritários nas Unidades de Saúde do município

Vacinação gratuita será oferecida para grupos prioritários nas Unidades de Saúde do município. Foto: Reprodução/ Internet

Neste sábado (10), a população iguabense deve comparecer às Unidades Básicas de Saúde e à Casa da Vacina de Iguaba Grande para atualizar o cartão de vacinação no Dia D de imunização contra a Influenza. A iniciativa será realizada das 8h às 17h, com o objetivo de incentivar a proteção de crianças, idosos e todos os grupos prioritários contra a gripe.

A vacina contra a influenza não é liberada para a população em geral. Por isso, tanto no Dia D como na rotina dos postos de saúde, o imunizante será aplicado apenas nos grupos prioritários: crianças, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde e da educação, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente e outros.

Para garantir a vacinação, é necessário apresentar documento com foto, CPF, Cartão do SUS e, conforme o grupo, documentos como registro profissional, contracheque, laudo ou receita médica recente.

A vacina contra a influenza protege contra o vírus da gripe e deve ser aplicada anualmente. O imunizante funciona estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus da gripe. Dessa forma, caso a pessoa seja exposta ao vírus no futuro, seu organismo já terá as defesas necessárias para combater a infecção de maneira mais eficaz, reduzindo o risco de complicações graves, hospitalização e morte.

“A vacina é gratuita, segura e essencial para proteger a sua saúde e a de quem você ama.”, destaca a prefeitura de Iguaba Grande.

Confira todos os grupos prioritários:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);
  • Professores do ensino básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Quilombolas;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento;
  • Profissionais das forças armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Trabalhadores dos Correios.
FacebookWhatsAppTelegramXThreads