Cabo Frio começou a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por infecções como a bronquiolite, uma das principais causas de internação em bebês menores de 6 meses. A imunização é destinada às gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, que repassam anticorpos ao feto e garantem proteção ao recém-nascido no período mais crítico.
As doses estão sendo distribuídas na rede municipal e, neste primeiro momento, já podem ser encontradas em 17 unidades, entre Estratégias Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz.
A secretária de Saúde, Beatriz Trindade, destaca que a chegada das doses atende uma demanda antiga.
“Temos índices altos de internação por bronquiolite nos primeiros meses de vida. A vacina chega para ampliar nossa capacidade de prevenção”, afirmou.
A coordenadora de Imunização, Patrícia Freitas, reforça que a adesão é fundamental.
“A meta é alcançar ao menos 80% das gestantes. A vacina pode ser aplicada junto a outras doses do calendário sem risco”, explicou.
Onde encontrar a vacina
As doses estão disponíveis nas seguintes unidades:
- ESF Angelim
- ESF Araçá
- ESF Botafogo
- ESF São Jacinto
- ESF Guarani
- Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Braga)
- ESF Jardim Nautillus
- ESF Manoel Corrêa
- ESF Jardim Caiçara
- ESF Parque Burle
- ESF Praia do Siqueira
- ESF Vila do Sol
- ESF Santo Antônio
- UBS Unamar
- ESF Nova Califórnia
- ESF Florestinha
Gestantes devem levar documento de identificação e cartão de pré-natal.


