Nova temporada do ‘Leituras no MART’ estreia nesta terça (3) com conto de Adélia Prado

Encontro aborda memória e identidade feminina no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio

Após o sucesso do “Leituras no MART” no último ano, o projeto retoma seu cronograma nesta terça-feira (3), no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram), em Cabo Frio. O primeiro encontro da nova temporada acontece a partir das 18h e propõe uma imersão no conto “Sem enfeite nenhum”, da escritora mineira Adélia Prado.

Com foco no tema “Memória e identidade feminina”, no primeiro semestre de 2026, o projeto busca privilegiar contos de autores diversos que lancem luz sobre a história e a condição da mulher no Brasil. A escolha de Adélia Padro para o primeiro encontro do ano é emblemática: a escritora foi a grande laureada do Prêmio Camões em 2024, consolidando-se como uma das vozes mais importantes da literatura em língua portuguesa. 

O evento vai contar com o formato que já se tornou marca registrada do projeto. Durante os encontros, serão desenvolvidas dinâmicas de acolhimento, mediação artística com leituras dramatizadas, música e dinâmicas de interação entre os participantes, além de doação de livros e conversas literárias.  

O projeto é uma iniciativa independente idealizada por um coletivo de mulheres apaixonadas pela literatura: Eloísa Helena Campos e Rô Arruda (coordenação), Bete Buss (dinamização), além de Cláudia Freitas e Daniela Assunção (implementação). A ação conta com o apoio institucional da Editora Sophia e Folha dos Lagos, e seguirá sempre na primeira terça-feira de cada mês, mantendo o compromisso de ocupar o museu com literatura e troca de saberes. 

SERVIÇO: 

  • Evento: 5ª edição do Projeto Leituras no MART 
  • Obra: Conto “Sem enfeite nenhum”, de Adélia Prado 
  • Data: 03 de março de 2026 (terça-feira) 
  • Horário: 18h 
  • Local: Nave do MART (Largo de Santo Antônio, s/nº – Centro, Cabo Frio) 
  • Entrada: Gratuita
FacebookWhatsAppTelegramXThreads