Dois tremores de terra foram registrados em menos de 24 horas em Maricá, no litoral do Rio de Janeiro. O mais recente ocorreu na manhã desta sexta-feira (22), às 6h50, com magnitude 3,1, segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). Mas um primeiro abalo já havia sido identificado no fim da madrugada de quinta-feira (21), também em alto-mar, com magnitude 3,3.
Os fenômenos foram detectados por estações sismográficas instaladas em diferentes regiões do país e analisados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O monitoramento é coordenado pelo Observatório Nacional, com apoio do Serviço Geológico do Brasil.
De acordo com especialistas, tremores de baixa magnitude em áreas marítimas da região Sudeste não são incomuns. Até a última atualização do caso, não havia relatos de moradores que tivessem sentido os tremores ou registros de danos.
O sismólogo Gilberto Leite explicou que existe uma faixa de atividade sísmica em alto-mar próxima à costa brasileira, especialmente na margem sudeste.
“A margem sudeste do Brasil, em particular, é considerada a principal zona sísmica offshore do país, onde pequenos terremotos ocorrem de forma relativamente frequente”, destacou o especialista ao portal G1.
Apesar de estar distante dos limites entre placas tectônicas, locais onde acontecem os grandes terremotos, o território brasileiro também pode registrar tremores causados pela movimentação e acomodação de estruturas geológicas internas da crosta terrestre.
*Com informações do G1


