Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta sexta-feira (13/12)

Alair no backstage; Saúde de Cabo Frio em colapso; Diplomação dos eleitos já tem data na Região dos Lagos; Oficialização dos nomes de secretários após a diplomação; Arraial do Cabo recebe sua primeira Bandeira Azul; Já pode pedir música pela falta de habilidade

Alair no backstage

Quem apareceu para uma boa conversa com Serginho foi ninguém menos que o veterano Alair Corrêa, ex-prefeito de Cabo Frio. Durante a campanha, Alair esteve nos bastidores, orientando o novo mandatário que comandará a cidade até 2028. Agora, com o governo tomando forma, parece que o ex-prefeito seguirá como conselheiro de confiança, preferindo a discrição dos bastidores ao cargo de secretário, convite que ele recusou. A missão? Garantir que as experiências do passado ajudem a pavimentar um futuro sólido para Cabo Frio em 2025 e além.


Saúde de Cabo Frio em colapso

Os dias têm sido sombrios na saúde de Cabo Frio. O secretário de Saúde, Bruno Alpacino, e diretores de unidades como o Hospital Municipal São José Operário renunciaram aos cargos, alegando a falta de insumos básicos, como luvas e soro, além de condições de trabalho insustentáveis. Enquanto isso, a prefeitura nega a exoneração do secretário e garante que atendimentos urgentes continuam, mas não esclarece como pretende normalizar a situação que já atinge centenas de pacientes.


Diplomação dos eleitos já tem data na Região dos Lagos

Como adiantado com exclusividade pelo Portal Fonte Certa, as cerimônias de diplomação dos prefeitos eleitos para o mandato 2025-2028 em Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Búzios já têm data marcada. Os eventos serão realizados entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2024, conforme o cronograma divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No dia 16 de dezembro, Fábio do Pastel será diplomado às 10h em São Pedro da Aldeia, enquanto Dr. Serginho receberá o diploma às 15h, em Cabo Frio. No dia 17, Marcelo Magno será diplomado às 14h, em Arraial do Cabo. Já no dia 19, Daniela de Lívia será diplomada às 10h, em Araruama, seguida por Fábio Costa, às 11h, em Iguaba Grande, e Alexandre Martins encerrará as cerimônias às 16h, em Búzios.


Oficialização dos nomes de secretários após a diplomação

Mesmo com alguns nomes já circulando nos bastidores, o prefeito eleito de Iguaba Grande, Fabinho Costa, só vai oficializar os escolhidos para compor o secretariado após a diplomação. Segundo apuramos com Fabinho, a divulgação da lista completa está prevista para o dia 20 de dezembro, quando ele promete anunciar quem continuará no governo e quem serão os novos integrantes. Entre os nomes ventilados estão Jales Lins no Governo, Alexandre Freitag em Obras, Pastor Mauro em Serviços Públicos, Marcello Costa na Chefia de Gabinete, Claudia Souza na Assistência, Carla Valle no Turismo e Karin Neto na Saúde. Mas nada como a lista oficial para confirmar as expectativas e, claro, trazer a responsabilidade para aqueles que terão a missão de dar continuidade ao trabalho vitorioso que já vem sendo realizado em Iguaba Grande.


Arraial do Cabo recebe sua primeira Bandeira Azul

A Praia Lagunar do Caiçara, em Arraial do Cabo, entrou para a história ao receber a primeira Bandeira Azul da cidade. O hasteamento do símbolo internacional aconteceu na manhã desta sexta-feira (13) e marcou a inauguração da nova estrutura do local. Entre os destaques que encantaram os visitantes estão os espaços instagramáveis, como o deck, o balanço e a parede de raízes. Além disso, um espaço dedicado à cultura cabista foi criado, valorizando o trabalho de artesãos que utilizam materiais sustentáveis, como madeira reaproveitada e escamas de peixes. O prefeito Marcelo Magno, acompanhado dos secretários de Ambiente e Turismo, Jorge Oliveira e Junior Chuchu, comandou a cerimônia, que contou ainda com a presença de Paloma Arias, representante do Programa Bandeira Azul, e Luiz Fabbriani, presidente da Prolagos.


Já pode pedir música pela falta de habilidade

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recomendou à Câmara de Vereadores de São Pedro da Aldeia que não coloque em votação nenhuma das três mensagens enviadas pelo prefeito Fábio do Pastel sobre mudanças no zoneamento da cidade, nem novas propostas que possam surgir, especialmente as que envolvem Áreas de Proteção Ambiental (APA), como a Serra da Sapiatiba. A recomendação veio após a audiência pública que foi, no mínimo, um fiasco. O prefeito e seus secretários ignoraram a população, que lotou o plenário, e não deram espaço para que fossem ouvidos. Essa postura não é novidade: Fábio do Pastel já demonstrou, em outros momentos, que prefere priorizar os interesses de empresários em detrimento da vontade do povo aldeense. Fica evidente, mais uma vez, a falta de habilidade do prefeito para conduzir debates tão importantes. Se o objetivo é atropelar a participação popular, Fábio vai acumulando gols contra na gestão — e já pode pedir música no Fantástico.