A 34ª Semana Teixera e Sousa foi iniciada nesta sexta-feira (21), em Cabo Frio, e vai promover uma programação cultural diversificada durante todo o fim de semana. O evento que comanda a programação cabo-friense na agenda cultural do portal Fontecerta.com traz atrações como shows, palestras, contação de histórias, lançamento de livro e até forró. Mas não para por aí! Aqui você também pode conferir programas como sessões de cinema, exposição de veículos antigos, show gospel, espetáculos de teatro e muito mais.
As atrações prometem atender a todos os gostos, desta sexta (21) até domingo (23), em Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia – e a maioria das atrações é gratuita e liberada para todas as idades.
Confira as atividades e escolha a melhor programação para o seu fim de semana:
Arraial do Cabo
A partir desta sexta-feira (21), a orla da Praia Grande, em Arraial do Cabo, vai receber a 10ª Exposição de Veículos Antigos. O evento vai acontecer até domingo (23), com extensa programação que vai contar com feira de antiguidades, food trucks, área de chopp, além de sorteios, premiações e shows.
Nesta sexta (21), o evento começa a partir das 16h com a chegada dos veículos e ações para os expositores inscritos. Já no sábado (22) e domingo (23), todo o espaço começa a funcionar às 8h para todo o público. O cantor Will Galdino se apresenta no sábado, às 13h, e, às 17h, será a vez de Diego Costa. No domingo, às 12h, o cantor Leo Barreto vai encerrar a programação musical.
Armação dos Búzios
Neste fim de semana, o Gran Cine Bardot oferece uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais para a população buziana e os turistas da região. Nesta sexta-feira (21), a programação contará com “Um Conto Chines”, às 18h, com entrada franca; e “Pequenas Coisas Como Estas”, a partir das 20h00. No sábado (22), a programação começa com o filme “Flow”, às 18h; seguido da exibição de “Um Pequeno Desconhecido”, às 20h. Já no domingo (23), “Pinóquio” será apresentado às 17h, com entrada franca; e “Um Completo Desconhecido” fecha a programação do fim de semana, às 19h. Os ingressos para as sessões podem ser adquiridos até 30min antes da exibição dos filmes, por R$ 40,00 – inteira – ou R$ 20,00 – meia, para estudantes com carteirinha ou maiores de 60 anos.
Cabo Frio
A 34ª edição da Semana Teixeira e Sousa, em Cabo Frio, começa nesta sexta-feira (21). No primeiro dia, o evento em homenagem ao escritor e romancista cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa acontece no Charitas. Às 18h, a programação traz o Ato pelo Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e a mesa de abertura “Raiz Ancestral e Cultura de Preservação”, com Iya Dolores Lima, Ms. Cecília Luís, Profª Heliamar Reis e Dra. Gessiane Nazário. Já a partir das 21h, acontece a Roda de Jongo com o Coletivo GRIOT e o show de Vinicius Santa Rosa e Angel Duarte, do Música Preta Brasileira.
No sábado (22), a programação do dia será realizada na Cabana dos Pescadores, na Praia dos Siqueira, a partir das 9h, com o painel “Histórias de Pescador”, com Orlando Pacheco; o lançamento do livro Aventuras na Laguna, da escritora Jaqueline Brum; a oficina brincante de pipa e contação de histórias com Jane Lacerda.
Na Praça Porto Rocha, das 15h às 22h, será realizada a Feira Literária e Feira de Empreendedorismo: Inclusiva e Dandaras. Já no Charitas, acontece a apresentação do pianista Jordan Alexsander, às 16h; a abertura da exposição de artes plásticas “ALACAF Celebra Cabo Frio”, às 18h; e a apresentação “Tributo a Pixinguinha”, do Clube do Choro, a partir das 20h30.
No domingo (23), a programação acontece no Mercado Sebastião Lan, a partir das 9h. O dia vai começar com a apresentação “Cultura em Movimento: Interação e Propagação do Nome Teixeira e Sousa”; às 11h, a programação segue com a apresentação cultural do Coletivo GRIOT; às 12h será a vez da apresentação “Vivência culinária no Mercado Sebastião Lan”; e a programação do fim de semana será encerrada com o Forró do Mercado Sebastião Lan, às 13h.
Neste ano, o evento em homenagem ao escritor e romancista cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa traz o tema “Entre Raízes e Letras: Teixeira e Sousa, nossa ideia cultural” e acontece até o dia 28 de março. Confira a programação completa na matéria “Cabo Frio inicia 34ª Semana Teixeira e Sousa nesta sexta-feira (21)“.
Iguaba Grande
Neste sábado (22), Iguaba Grande recebe o tradicional encontro gospel com a cantora Elaine Martins e cantores locais, o Canta Sapeatiba. O evento é aberto ao público e acontece a partir das 19h, na Praça da Bíblia, localizada no bairro Sapeatiba Mirim. Para garantir a participação de toda a população no evento, a edição será transmitida no canal do Youtube da Prefeitura de Iguaba Grande.
No domingo (23), a partir das 8h, a Praia do Popeye recebe o Campeonato de Futevôlei. O evento é gratuito e aberto ao público.
São Pedro da Aldeia
Neste sábado (22), às 19h, o Teatro Municipal Dr. Átila Costa recebe a apresentação do espetáculo “Chico Xavier em Pessoa”. Com classificação indicativa livre, a peça, estruturada como uma sabatina, propõe uma experiência narrativa sobre a arte da escuta, guiada pelo ícone da doutrina espírita. Os ingressos estão à venda no site Sympla.
No domingo (23), a partir das 9h, a Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia oferece visita guiada gratuita à Trilha dos Cardeiros. O caminho tem início no píer da Praia do Sudoeste e conta com 5 km de caminhada por terrenos de areias, água, conchas e formações rochosas até as praias do Bairro Baleia. Os interessados em visitar a trilha com um condutor de turismo devem fazer a inscrição pelo e-mail [email protected]


