Programação cultural diversificada promete agenda cheia para fim de semana

esta sexta-feira (5), mais um fim de semana chega na Região dos Lagos, acompanhado de uma agenda cultural tão rica quanto diversa. Por isso, os moradores e visitantes de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia já podem se programar para curtir a programação dos municípios.

Nesta semana, as atrações incluem exposições de arte, espetáculos, festivais, trilhas, encontros artístico-culturais e outras. A programação promete atender todos os públicos, gostos e idades. E boa parte dos eventos são gratuitos.

Confira as atividades e escolha a melhor programação para o seu fim de semana:

Araruama

  • A partir desta sexta-feira (5), Araruama recebe o Arraiá do município. O evento acontece na Praça Menino João Hélio, a partir das 18h, nesta sexta e no sábado (6). A festa promete contar com muita música, danças e barraquinhas de comidas típicas. Na sexta-feira (5), a programação musical é por conta da banda Os 3 de Aldeia e, no sábado (6), o show é de Paula Brito.

Arraial do Cabo

  • O primeiro Encontro Latino Americano de Música, Coros e Dança começa hoje em Arraial do Cabo. O evento acontece no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo, a partir das 19h, e traz uma programação repleta de apresentações culturais que acontecem até o próximo domingo (7). Com a intenção de promover uma troca cultural, a programação inclui a participação dos coros Catavento e Renascer, de Cabo Frio, o Marearte, de Arraial do Cabo, e o Tump de Montevidéu, do Uruguai. Para as apresentações de dança, o evento traz os ritmos coco e dança contemporânea, além da capoeira. A música ficará por conta do artista Junior Carriço e da banda “Los Ticholos”. Para finalizar o encontro, uma apresentação do “La murga” – carnaval hispânico – é esperada.
  • Além do encontro latino americano, neste fim de semana, Arraial do Cabo também realiza o Festival Audiovisual do município cabista. O evento também acontece desta sexta-feira (5) até o domingo (7), na Praça da Cova. O evento promete uma imersão completa no mundo da arte cinematográfica: a programação conta com painéis, mostras de filmes e outras atividades. (clique aqui para conferir)

Cabo Frio

  • O tradicional Festival do Camarão voltará a movimentar a orla da Praia do Siqueira neste fim de semana. Entre esta sexta-feira (5) e o domingo (7), o evento vai acontecer das 12h às 00h. Além da gastronomia diversa, o festival vai contar ainda com uma programação diversificada no cenário musical. Na sexta-feira (5), Envolvência vai marcar presença com com o pagode e batucada do grupo, no Sábado (6), Yara Vellasco também vai se apresentar e no domingo (7), o cantor Tiee vai finalizar o festival. Além dos artistas, cada dia de evento terá diversas outras atrações musicais. De acordo com a prefeitura, o evento geralmente conta com mais 50 opções de pratos produzidos à base de camarão. Entre as opções do festival gastronômico típico estão acarajé, pastel de camarão, camarão à parmegiana, camarão ao creme de queijo, harumaki de camarão e panqueca de camarão.
  • O Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, em Tamoios, promove aulas e charme toda sexta-feira, e nesta sexta (21) não será diferente. As aulas são gratuitas e acontecem às 18h30, no próprio ginásio. Para se inscrever, basta apresentar identidade, CPF e um comprovante de residência.
  • No domingo (7), Cabo Frio vai amanhecer com chorinho na praça. O grupo Choro Boa Praça vai apresentar a atração “Nós do Choro”, na Praça da Bandeira, de 10h às 12h. Para participar, basta levar sua cadeira e curtir o som.

Iguaba Grande

  • Em Iguaba Grande, a Feirinha Criatividades da Terra acontece neste sábado (05), na Praça Edyla Pinheiro, a partir das 9h. O evento, tradicionalmente realizado no primeiro sábado de cada mês, tem o objetivo de dar oportunidade para os pequenos produtores, artesãos e comerciantes exporem seus produtos. A programação conta com entrega de mudas e sementes; Aula de dança de salão com Marcelo bonine, às 16h; Dança com o grupo de teatro Cemo, às 17h; e esquete teatral Arraiá no Céu, com o grupo Grande Abaugi, às 18h.

São Pedro da Aldeia

  • Nesta sexta-feira (5), os moradores do bairro Rua do Fogo e adjacências, em São Pedro da Aldeia, poderão curtir a programação especial da 10ª Feira Cultural Itinerante. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura aldeense, vai oferecer diversas atrações culturais, como feira de artesanato, DJ e apresentações de teatro e de dança com a participação da Escola de Artes Municipal, Companhia de Teatro Municipal e Ballet Municipal. Haverá, ainda, um concerto da Orquestra Sons da Aldeia. A programação começa às 16h no campo do Santo Antônio, na Estrada da Rua do Fogo.
  • A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos a exposição “Uma ode à Região dos Lagos e Acervos”, nesta sexta-feira (5), das 9h às 17h. Assinada pelo artista plástico aldeense Reinaldo Caó, a mostra vai apresentar cerca de 40 pinturas a óleo, que retratam patrimônios materiais e imateriais do município e de cidades da região, além de reunir telas de seu acervo pessoal. A exposição ficará em cartaz até o dia 22 de julho, com visitação gratuita.
  • A apresentação do espetáculo “Chico Xavier em Pessoa” acontece neste sábado (6), às 19h, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. Com classificação indicativa de 16 anos e protagonizada pelo ator Renato Prieto, a peça propõe uma experiência narrativa sobre a arte da escuta, guiada pelo ícone da doutrina espírita. Os ingressos estão à venda no site Sympla.
  • No domingo (7), a partir das 9h, a Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia oferece visita guiada gratuita à Trilha dos Cardeiros. O caminho tem início no píer da Praia do Sudoeste e conta com 5 km de caminhada por terrenos de areias, água, conchas e formações rochosas até as praias do Bairro Baleia. Os interessados em visitar a trilha com um condutor de turismo, devem fazer a inscrição pelo e-mail turismo@pmspa.rj.gov.br