Alunos do Retiro, em São Pedro da Aldeia, se classificam para semifinal da olimpíada brasileira de cartografia

Os alunos da Escola Municipalizada Retiro irão representar São Pedro da Aldeia na semifinal da III Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC)

Os alunos da Escola Municipalizada Retiro irão representar São Pedro da Aldeia na semifinal da III Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). A classificação veio após a prova prática da criação do mapa tátil e croqui do entorno da unidade escolar.

Das 1.327 escolas inscritas, entre intuições municipais, particulares e estaduais, se classificaram para a segunda etapa da fase II apenas 103 unidades escolares. As etapas finais serão realizadas em novembro no Rio de Janeiro.

“Cada etapa vencida é uma conquista sobrenatural, pois, mesmo sem recursos, estão na luta, acreditando e desenvolvendo esse trabalho maravilhoso. Com todo esforço do professor Ubirajara Ramos, com apoio das pessoas que abraçam a causa, dando forças e motivando os nossos alunos, estamos esperando a penúltima prova para batalharmos, e, assim, chegar à grande final. Essas conquistas diárias fazem com que a gente tenha mais vontade de trabalhar. Estamos confiantes, com competência, criatividade e boa vontade para realização de mais uma etapa. Estou radiante”, destacou a diretora da unidade escolar, Maria Helena Melo.

Participarão da OBRAC os estudantes do 9º ano Geovanna de Souza, Laís Cardoso, Ana Lívia Fernandes e Ítalo Victor Silva, acompanhados do professor de Geografia, Ubirajara Ramos. As etapas finais serão realizadas em novembro no Rio de Janeiro.

A OBRAC tem abrangência nacional e é voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das redes pública e privada. A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço, além de ser uma linguagem de comunicação fundamental para o entendimento da organização espacial e para compreensão do modo como a sociedade ocupa os espaços e mantém suas relações, sejam elas físicas, políticas, econômicas ou sociais.