Os alunos da Escola Municipalizada Retiro irão representar São Pedro da Aldeia na semifinal da III Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). A classificação veio após a prova prática da criação do mapa tátil e croqui do entorno da unidade escolar.
Das 1.327 escolas inscritas, entre intuições municipais, particulares e estaduais, se classificaram para a segunda etapa da fase II apenas 103 unidades escolares. As etapas finais serão realizadas em novembro no Rio de Janeiro.
“Cada etapa vencida é uma conquista sobrenatural, pois, mesmo sem recursos, estão na luta, acreditando e desenvolvendo esse trabalho maravilhoso. Com todo esforço do professor Ubirajara Ramos, com apoio das pessoas que abraçam a causa, dando forças e motivando os nossos alunos, estamos esperando a penúltima prova para batalharmos, e, assim, chegar à grande final. Essas conquistas diárias fazem com que a gente tenha mais vontade de trabalhar. Estamos confiantes, com competência, criatividade e boa vontade para realização de mais uma etapa. Estou radiante”, destacou a diretora da unidade escolar, Maria Helena Melo.
Participarão da OBRAC os estudantes do 9º ano Geovanna de Souza, Laís Cardoso, Ana Lívia Fernandes e Ítalo Victor Silva, acompanhados do professor de Geografia, Ubirajara Ramos. As etapas finais serão realizadas em novembro no Rio de Janeiro.
A OBRAC tem abrangência nacional e é voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das redes pública e privada. A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço, além de ser uma linguagem de comunicação fundamental para o entendimento da organização espacial e para compreensão do modo como a sociedade ocupa os espaços e mantém suas relações, sejam elas físicas, políticas, econômicas ou sociais.