O turismo internacional segue em ascensão em Cabo Frio, consolidando a cidade como um dos destinos mais procurados por estrangeiros no Brasil. De acordo com estimativas do Observatório do Turismo da Secretaria de Turismo de Cabo Frio, aproximadamente 208.310 mil visitantes de fora do país estiveram no município ao longo de 2024. Esse número representa 3,7% do total de turistas recebidos na cidade, que chegou a 5,6 mil no ano.
Os argentinos lideram com folga o ranking de turistas internacionais, representando 57,8% desse total, o que equivale a cerca de 120.403 visitantes. Em seguida, estão os chilenos (14,9%), americanos (6,6%), uruguaios (5,2%), portugueses (3,7%), franceses (2,7%) e alemães (2,3%). Outros países somam 6,8%.
A forte presença de turistas sul-americanos, especialmente da Argentina e do Chile, pode ser explicada pela proximidade geográfica, a facilidade de acesso ao Brasil pelo Rio de Janeiro e o crescente interesse por destinos de praia. Em 2024, os dois países juntos corresponderam a 72,7% dos turistas estrangeiros em Cabo Frio.
Para a presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau (CFCVB), Maria Inês Oliveros, a divulgação estratégica das belezas da cidade tem atraído esse público. “A divulgação conjunta entre Setur RJ, Conventions Bureaux e secretarias municipais de turismo em feiras e congressos de turismo no Brasil e na América do Sul tem sido um dos principais motores que impulsionam a vinda de turistas ao estado”, afirmou Inês.
Oliveiros também destaca a presença ativa do CFCVB em eventos e nas redes sociais, sempre reforçando a cidade como destino turístico. “No caso da nossa Costa do Sol, o Cabo Frio Convention e o empresariado da hotelaria estão sempre presentes nesses eventos que reúnem guias, agentes de viagens e operadores de turismo, fortalecendo nossa imagem como destino”, explicou.
Alta movimentação no verão de 2025
O ano de 2025 já começou com uma movimentação intensa. Somente em janeiro, estima-se que 1.654.525 pessoas tenham visitado Cabo Frio. Desses, 61.217 eram estrangeiros, com predominância de argentinos (35.383) e chilenos (9.121). A presença desses turistas foi perceptível nas praias, no comércio e nas ruas, com a língua espanhola se tornando comum entre os visitantes. “Para coroar nosso trabalho de divulgação e promoção, temos a nosso favor a questão do câmbio, que tem beneficiado a vinda dos turistas argentinos para o Brasil. O país e nossa região sempre estiveram nos planos de viagem deste público, mas nem sempre eles conseguiam sequer planejar a viagem. Agora, estão conseguindo – e nós, comemorando!”, afirmou, Maria Inês, destacando a vantagem econômica para os turistas, que se traduz em maior acessibilidade ao destino.
Impacto econômico do turismo internacional
A presença crescente de argentinos e chilenos tem gerado impactos positivos na economia local. O turismo não se limita apenas às praias; ele também movimenta outros setores da cidade, como comércio, gastronomia e transporte. A presidente do CFCVB comentou: “O impacto é muito positivo, uma vez que esses turistas ficam, em média, uma semana na cidade. Muitos viajam em família e optam por se hospedar nos hotéis, fazem as refeições em bares e restaurantes, conhecem a gastronomia, visitam os pontos turísticos e fazem passeios.” Esse movimento turístico também reflete no crescimento de demanda por serviços de transporte, como passagens rodoviárias e transfers, já que muitos visitantes chegam via aeroportos do Rio de Janeiro.